Fidelizando clientes como a Apple.

A Apple é uma das empresas mais valiosas do mundo, sendo a primeira da história a atingir um valor de mercado de um trilhão de dólares. Sediada na Califórnia, a empresa comercializa dispositivos eletrônicos, desde Macs até iPhones e softwares complexos. Seus consumidores são muito fiéis e procuram comprar toda a linha de produtos, fazendo marketing boca a boca por conta do valor agregado. Mas como a Apple conquistou esse sucesso?

A trajetória da Apple

O primeiro lançamento da empresa foi o Apple I, em 1976. O computador original da Apple começou a ser comercializado por 666 dólares e foram vendidos cerca de 175 unidades em 10 meses. O sucesso veio com o Apple II e o Macintosh, que introduziu a interface gráfica moderna do mainstream. Em 1984, o Macintosh vendeu cerca de 70.000 unidades. O iMac, lançado em 1998, estabeleceu o nome “Apple” no mercado e contribuiu para a recuperação financeira da empresa. O iPod foi lançado em 2001, mas foi apenas em 2004 que começou a dominar o mercado. O iPhone, lançado em 2007, fez com que a marca atingisse patamares jamais alcançados antes. O iPad foi lançado em 2010 e tentou reinventar os computadores como dispositivos móveis touch.

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Posicionamento de mercado

Enquanto o posicionamento de mercado da Microsoft é o conhecimento, a Apple se posiciona por ser icônica e inovadora. A empresa fixa seus produtos na mente dos consumidores de forma positiva e lucra muito com isso. O valor simbólico da Apple é mais forte que o discurso publicitário. Mesmo após 11 anos do lançamento do primeiro iPhone, as pessoas ainda fazem fila e acampam nas portas das lojas para esperar o lançamento do novo modelo.

Estratégias publicitárias

As propagandas da Apple não focam nas funcionalidades dos produtos em si, mas sim como as pessoas interagem com eles. Hoje a empresa conta mais com a propaganda boca a boca feita pelos embaixadores da marca e em aparecer na mídia nas mãos de influencers. Phil Schiller, VP de Marketing da Apple, afirmou que em 2007, após o lançamento do iPhone, eles decidiram não pagar por nenhum tipo de propaganda durante um período de tempo. “Nós não precisávamos” afirmou Schiller, alegando que tudo o que já falavam sobre o iPhone nas mídias era mais efetivo que qualquer propaganda.

Experiência do usuário

O sucesso da Apple se dá em grande parte à sua obsessão com a experiência do usuário. Focada majoritariamente no design, a empresa constrói todas as partes de um produto, incluindo o hardware, o software e os serviços online focando no usuário final. Na Apple, todos os produtos são construídos 100% internamente, o que sempre permitiu que a empresa construísse produtos elegantes e fáceis de usar.

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Comunidade de embaixadores da marca

A Apple conquistou uma legião de fãs e seguidores como poucas outras empresas conseguiram na história. A campanha “Pense Diferente” fez com que o público se identificasse com a marca. Ter um produto da Apple é, acima de tudo, uma representação simbólica. O status que um iPhone da nova geração carrega é maior do que o de qualquer outro celular.

Conclusão

A Apple consolidou-se no mercado por meio de uma estratégia bem definida, que inclui o foco na experiência do usuário, o valor simbólico da marca e a construção de uma comunidade de embaixadores da marca. A empresa não compete no preço, ela compete no valor da marca. A publicidade da Apple é simples e direta, focando na interação das pessoas com os produtos. Tudo sobre a marca sugere que menos é mais. A interface é limpa, o design é intuitivo e transparente, e a funcionalidade é garantida. A Apple é mais do que uma empresa de tecnologia, é uma marca que representa um estilo de vida.

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