Empresas adotam digitalização e home office por causa do coronavírus

O coronavírus é uma pandemia presente em quase todo o mundo e, para proteger a saúde de todos, as pessoas estão precisando mudar alguns hábitos, como adotar o home office. Essa prática está crescendo globalmente, pois é uma medida de segurança para evitar aglomerações e reduzir o contágio em mais pessoas. A relação entre home office e coronavírus é clara: quanto menos pessoas aglomeradas, menores as chances de propagação da doença.

As práticas de home office estão sendo uma oportunidade para outras empresas aplicarem a estratégia e avaliar como será o desempenho da equipe. No entanto, é importante lembrar que nem todos os trabalhadores poderão começar a prestar o serviço de forma remota. Por isso, é preciso estar em atuação para receber o pagamento e, quando a ordem é entrar em quarentena, essas pessoas terão que paralisar suas atividades, suspendendo também seus lucros.

Empresas e instituições públicas aderiram ao trabalho remoto para reduzir as chances de aglomeração no ambiente de trabalho. O primeiro passo para implementar o home office em uma empresa que não tem essa prática é conscientizar os colaboradores e alinhar todas as expectativas com esses profissionais. É fundamental que as pessoas saibam que, mesmo com o trabalho em casa, tarefas e prazos precisam ser cumpridos. Além disso, é interessante que todos estejam cientes da necessidade de se protegerem para ajudar a prevenir a doença e reduzir os índices de propagação do vírus.

- Publicidade -

Para que o home office tenha um impacto menor na comunicação entre colaboradores e gestores, é recomendado o uso de ferramentas como o Slack e plataformas de controle de pautas, como a iClips ou o Trello. Além disso, é importante definir métricas para acompanhar semanalmente a eficiência da equipe mesmo em contextos como esse.

As empresas precisam se adaptar para auxiliar os colaboradores no isolamento preventivo ao coronavírus. É fundamental avaliar quais são as possíveis alternativas de acordo com as demandas e necessidades da empresa e, a partir daí, fazer uma escolha mais interessante para o negócio. O home office e coronavírus vieram para colocar em xeque como adaptar as empresas para os novos padrões de trabalho, fora dos escritórios e com muito mais liberdade, flexibilidade e responsabilidade para os colaboradores.

Mantenha-se atualizado sobre a pandemia e aprenda a evitar o contágio. É importante lembrar que todos devem fazer sua parte para ajudar a prevenir a doença e reduzir os índices de propagação do vírus.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na gazetadobairro

Compartilhe este artigo
adbanner