Cuidados para manter usuários em seu app empresarial

A retenção de usuários é um dos fatores mais importantes para o sucesso de um aplicativo. Para garantir que os usuários retornem ao serviço, é necessário utilizar estratégias de aquisição, retenção e monetização de forma equilibrada. É importante lembrar que não adianta lançar uma plataforma inovadora se o público não aderir. Os aplicativos mais lucrativos pensam em retenção assim que é feito um novo download, utilizando todas as formas possíveis para convencer o usuário a abrir e usar o aplicativo novamente.

Entre os principais motivos que levam o usuário a desistir de um app está a insistência para se registrar antes de qualquer coisa, experiência ruim e a solicitação de pagamento no momento errado. É necessário rever as estratégias para fidelizar os usuários e evitar esses deslizes. Existem diversas maneiras de olhar para métricas de retenção e é preciso garantir que as pessoas estão usando o produto.

Para promover o engajamento dos usuários, é comum que as empresas avaliem o desempenho do produto, bem como o impacto das alterações realizadas por meio das métricas de engajamento com o público ativo no denominador. Algumas das métricas úteis são o número de ocorrência de determinadas ações, como mensagens enviadas, o número de usuários ativos e o número de usuários ativos que realizam uma ação específica.

- Publicidade -

É importante aprender a olhar para outras métricas que atendam às necessidades do aplicativo em questão, já que o comportamento de novos usuários é diferente do dos veteranos. É necessário alterar as métricas que usem o público ativo como dominador e olhar para o público diário de forma distinta, incluindo usuários de outros países, tipos de plataformas e origens de tráfegos.

A construção de boas personas auxilia no alinhamento das ações da empresa, no aumento da conversão de vendas, no alcance de resultados mais otimizados e, principalmente, no entendimento de quem é o seu público. Entender as características e anseios do público deve ser o mantra da empresa e é necessário focar na demografia dos usuários e analisar quais canais estão funcionando bem para eles.

Uma experiência personalizada é capaz de gerar muitas recompensas, como aumentar em até 23% o preço do serviço ou produto, a fidelização dos clientes e a disposição para o compartilhamento de dados pessoais. As informações cedidas pelos consumidores podem ser utilizadas para desenvolver funções e serviços no aplicativo que se adequem às características deles, facilitando a navegação e interação com a plataforma.

Educar os usuários é uma forma importante de mostrar o valor do aplicativo e garantir que eles aproveitem a experiência de navegação de forma completa. É crucial educar o público sobre o valor do aplicativo, deixando claro quais são os benefícios ao usá-lo e como isso impacta a vida do usuário. Adotar as estratégias de Marketing de Conteúdo também é uma medida essencial para educar o usuário sobre o app.

Existem diversas medidas que potencializam a retenção de usuários, como conceder prêmios, utilizar notificações push e solicitar feedbacks aos usuários. É necessário fazer uma combinação inteligente entre elas para convencer o público a manter uma relação próxima e frequente com o app. Prêmios são uma alternativa comum e funcional para atrair e reter usuários em aplicativos, bem como notificações push que ajudam a lembrar o usuário da existência do app.

Em suma, para garantir a retenção de usuários é preciso equilibrar as estratégias de aquisição, retenção e monetização, olhar para diversas métricas que atendam às necessidades do aplicativo em questão, entender as características e anseios do público, oferecer uma experiência personalizada, educar os usuários sobre o valor do aplicativo e adotar estratégias de Marketing de Conteúdo.

- Publicidade -

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na gazetadobairro

Compartilhe este artigo
adbanner