Fruet entrega novos equipamentos na Maternidade Bairro Novo

fruet2 gazeta do bairro-gazeta-do-bairro

O prefeito Gustavo Fruet entregou no dia 20 de março mais de R$ 284 mil em equipamentos para a Maternidade Bairro Novo. Há três anos administrada pela Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), a maternidade se tornou referência no parto humanizado no Sistema Único de Saúde (SUS), realizando mais de 6.200 partos, dos quais 75,67% de forma natural.

“Assumi a Prefeitura com muitos equipamentos sem uso e outros estragados. A maternidade estava para ser fechada, mas com muito trabalho e ousadia conseguimos transformá-la em referência não só para Curitiba, como para o Brasil. Esses equipamentos irão auxiliar ainda mais o trabalho maravilhoso que já é realizado aqui”, frisou Fruet.

Entre os equipamentos entregues estão um oxímetro que avalia o coração, um carditotoco para medir a vitalidade fetal; camas PPP utilizadas no pré-parto, parto e pós-parto, maca e aparelhos de anestesia e ultrassom. Os equipamentos foram adquiridos com recursos de emendas parlamentares dos vereadores Cristiano Santos e Valdemir Soares.

- Publicidade -

Histórico

A Feaes assumiu a administração da Maternidade Bairro Novo em março de 2013, após Sociedade Evangélica Beneficente, antiga gestora, informar que não tinha mais condições de continuar prestando os serviços. Para evitar o fechamento da unidade, a Prefeitura de Curitiba assumiu a gestão.

Neste período foram registrados importantes avanços, como a contratação de enfermeiros obstétricos, que atuam desde o acolhimento das gestantes até o momento do parto, e a adoção do parto humanizado, conforme preconizam a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Rede Cegonha, do Ministério da Saúde. Ações como estas garantem a autonomia da mulher desde a escolha da posição no momento do parto, utilização de métodos não farmacológicos para alívio da dor e promoção do conforto (massagem, exercícios respiratórios, caminhas, banho terapêutico, exercícios na bola e a presença do acompanhante). “Todos esses cuidados tornam o nascimento um momento natural e especial”, contou a diretora da maternidade, Edinalva de Carvalho.

O contador Roberto Fernandes fez questão de levar o filho Pietro, de um ano, para a cerimônia de entrega de equipamentos e de aniversário da Maternidade Bairro Novo. No ao passado, Pietro estava com um dia de vida, quando o prefeito visitou o local. “Tenho um sentimento de gratidão por este lugar. Acho importante a população dar o retorno para o poder público quando o serviço é bom. Pude acompanhar minha esposa durante todo o parto, o atendimento foi fantástico. Para um pai, acompanhar o nascimento de um filho é indescritível. Por isso fiz questão de trazer meu filho aqui hoje como forma de agradecimento pelo atendimento incrível que deram a ele e a minha esposa”.

Compartilhe este artigo
adbanner