Fique atento com a andropausa

andro 1-gazeta-do-bairro

Se você não sabia, neste dia 15 comemoramos o Dia Nacional do Homem. Boa oportunidade para lembrar o alerta dos endocrinologistas para hipogonadismo, conhecido popularmente como andropausa.
Fazendo referência à queda dos níveis de testosterona, este alerta é feito pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Lembrando que no homem, diferentemente da mulher, não existe parada da produção de hormônios, portanto não existe a “andropausa” efetiva. No entanto acontece a diminuição da produção hormonal, que pode levar à falta do hormônio.
Utilizando a data do Dia Nacional do Homem, que se celebra em 15 de julho, a Sociedade de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)– Regional do Paraná, está chamando a atenção dos homens para este tema cercado de tabus. “No homem, os níveis de testosterona, que é o principal hormônio sexual masculino, reduzem com a idade, porém geralmente dentro do valor de normalidade e sem sintomas ou consequências”, afirma o endocrinologista Emerson Cestari Marino.
O profissional explica que o termo hipogonadismo é utilizado quando ocorrem níveis abaixo da normalidade: “Isso associado a sintomas como, por exemplo, perda de libido (vontade sexual), perda de vigor, obesidade abdominal, depressão, dificuldade de ereção (impotência), alteração na qualidade do sono e fogachos”, alerta o médico.
Mais detalhes em: http://www.sbempr.org.br/noticia/no-dia-nacional-do-homem-sbem-pr-alerta-para-hipogonadismo-conhecido-popularmente-como-andropausa/76

Compartilhe este artigo
adbanner