Descubra sete dicas para acabar com as traças de forma natural antes que elas acabem com as suas roupas e livros
Você já encontrou aqueles furinhos feitos pelas traças em peças de roupas e nos livros? Guarda-roupas, gavetas e estantes são os lugares preferidos desses insetos, que gostam de viver em cantinhos escuros e úmidos. Abaixo listamos alguns truques para você acabar com as traças em sua casa de forma natural:

Capim-limão
Prepare sachês usando folhas de capim-limão frescas e picadas – só tome cuidado com as folhas pontiagudas e muito cortantes – e coloque nos lugares onde está encontrando suas peças com furinhos. O aroma delicioso que ficará no local, além de perfumar a casa, irá espantar as traças que detestam esse cheirinho. Troque os sachês duas vezes por mês.

Cravo-da-Índia
A mesma dica acima pode ser adaptada com o cravo-da-índia que, além de afastar as traças, também irá manter as formigas bem longe da sua casa.

Lavanda
Já percebeu que os cheiros são os grandes aliados para livrar a casa de vários insetos, né? Misture algumas gotinhas de óleo essencial de lavanda na água que você usa para borrifar a roupa antes de passar. Se preferir, também é possível seguir a dica dos sachês e colocá-los nos armários.

Vinagre
Use uma mistura de vinagre branco e água para limpar os móveis (fique atento ao material da peça). Coloque partes iguais dos dois itens em um borrifador e use como um lustra-móveis. A acidez fará com que os bichinhos passem longe da sua casa.

Roupas passadas
Para acabar com possíveis ovos de traças depositados em suas roupas, não deixe de passá-las com o ferro quente ou, se possível, secá-las na máquina de secar roupas.

Aspirador de pó
Aspire a casa com frequência, principalmente naqueles cantinhos escondidos onde a vassoura não alcança. Só dessa forma, você consegue retirar os casulos, mas não esqueça de limpar ou jogar fora o saco do aspirador.

Serragem de cedro
Esse item, que ainda evita o cheiro de mofo, também está na lista de cheiros que as traças odeiam. Espalhe os saquinhos com a serragem pelos armários da casa e pronto.
Por que não usar naftalina? Por muitos anos a naftalina foi a primeira opção na hora de acabar com diversas pragas, inclusive as traças. O problema é que o vapor liberado pela substância química pode ser tóxico para humanos e animais, acarretando dores de cabeça, confusão mental, irritação nos olhos, na pele, no aparelho respiratório e até lesões no fígado e nos rins. Portanto, as soluções naturais e os produtos específicos vendidos no mercado são as melhores opções atualmente.

http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/noticia/2016/