A Pipoteca, uma tradicional empresa curitibana fundada em 1978, é sinônimo de diversão e qualidade. Criada por uma família dedicada, a marca se destaca no setor de snacks, oferecendo produtos inovadores e saborosos para seus consumidores.
O nome Pipoteca é uma fusão entre “pipoca” e “discoteca”, fazendo referência à popularidade das danceterias dos anos 1970 e à novela Dancin’ Days. A primeira embalagem da marca trouxe uma imagem icônica dos atores John Travolta e Olivia Newton-John, imortalizados na cena do filme Grease: Nos Tempos da Brilhantina. Curiosamente, a embalagem foi substituída por personagens como o Pateta e a Minnie dançando, antes mesmo de a empresa entender a questão dos direitos autorais. Hoje, a Pipoteca conta com mascotes próprios.
Mascotes da Pipoteca
A história da empresa começa com Sebastião, um catarinense de espírito empreendedor. Aos 42 anos, ele decidiu deixar para trás a experiência em agricultura, torrefação de café e até na produção de sabão em Pouso Redondo (SC) para investir em um novo negócio em Curitiba.
Chegando à cidade paranaense em 31 de julho de 1978, ele e sua família iniciaram, no dia seguinte, a produção de pipocas, sem nem mesmo organizar a mudança. A princípio, a empresa produzia apenas pipoca doce, mas logo começaram a testar novos produtos na mesma máquina, como arroz e macarrão, o que resultou no popular caramujo doce da Pipoteca.
A marca também inovou ao transformar falhas em sucessos, como o salgadinho de manteiga da linha de milho, que se tornou um dos seus maiores carros-chefes.
Ao longo das gerações, a Pipoteca conquistou o coração de consumidores e se manteve nas mãos da família. Com 91 anos, Sebastião ainda acompanha a operação da empresa, que hoje é gerida por seus filhos e netos, mantendo uma relação tão próxima com a marca que se tornou quase indivisível.
Atualmente, a Pipoteca oferece mais de 50 produtos, incluindo novos lançamentos como suspiros, disponíveis na loja da fábrica localizada na rua Leonel França, 192, no bairro Fanny, em Curitiba.
A marca também pode ser encontrada em revendedores espalhados por terminais de ônibus, bancas e outros estabelecimentos pela cidade. Além de Curitiba e Paraná, seus produtos atendem também a Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Com planos de expansão, a grande novidade para os próximos anos é a mudança da fábrica para Fazenda Rio Grande, prevista para ser concluída até o final de 2025.
Além disso, a Pipoteca pretende ampliar sua presença em mais cidades do Paraná e lançar novos sabores de pipoca doce no mercado.
Pipoteca#pipocaSalgadinhoLojaSnacksDiscotecaDancin's DayJohn TravoltaTempos da BrilhantinaPatetaMinnie
Admilson Leme