A liderança é uma habilidade essencial para aperfeiçoar conhecimentos, estratégias e adquirir técnicas e experiências que impulsionem os resultados individuais e coletivos. No entanto, ser um líder efetivo requer enfrentar responsabilidades e desafios constantes. É crucial estar preparado para lidar com essas questões para se tornar um bom líder. Para isso, é necessário sair do lugar-comum e desenvolver habilidades como empatia, disponibilidade e solucionar problemas que prezem pelo bem-estar da equipe. Feedback constante é uma das ferramentas mais eficazes para o desenvolvimento de líderes. Além de ajudar na construção de relacionamentos de confiança, é uma forma de entender como a liderança é vista pelos liderados. Infelizmente, ainda é comum que líderes negligenciem o feedback, mostrando-se mais dispostos a dar do que a receber. É importante lembrar que a cultura do feedback só tem êxito quando os líderes são os primeiros a colocar em prática os valores e princípios defendidos pela empresa, tornando-se referência para as suas equipes. Uma pesquisa da consultoria de recrutamento Michael Page evidenciou que 8 em cada 10 pessoas pedem demissão por causa do chefe. Esse cenário é negativo para a empresa, para o líder e para o liderado. Dentre as principais causas pelas quais os profissionais se desligam de uma empresa, estão a falta de confiança, a falta de recompensas financeiras, excesso de trabalho, falta de apoio em disputas com o cliente, contratação ou promoção de pessoas erradas, falta de orientações claras, falta de autonomia e foco apenas em fraquezas. Todos esses problemas podem ser evitados com uma simples mudança de comportamento do líder: deixar a sua equipe à vontade para dar feedbacks sobre a liderança. O feedback constante traz diversos benefícios, como o melhor entendimento da visão dos liderados sobre a liderança, a possibilidade de aperfeiçoamento, a saída da zona de conforto, a busca por desafios cada vez mais diferentes e a referência no mercado de lideranças que geram impacto positivo. É importante lembrar que a busca por referências é uma forma de aprimorar constantemente os conhecimentos e entender novas formas de lidar com processos e desafios. Se você está em busca de melhorar suas habilidades de liderança, pode se interessar pela campanha “Líder que Sabe Lidar”, criada pela Vitalk. A ideia do projeto é reconhecer os bons exemplos de líderes que inspiram outras pessoas a serem profissionais melhores, impactando aqueles que estão à sua volta, mesmo que através de pequenos gestos. Um dos eventos da campanha é um webinar com nomes de peso do mercado corporativo, como Luiza Helena Trajano, Pedro Thompson, Maite Schneider, Lisiane Lemos, Eduardo Migliano e Michael Kapps. O webinar será realizado no dia 2 de fevereiro e irá tratar de assuntos como as características de um bom líder, o impacto das referências na vida profissional e a vulnerabilidade no ambiente corporativo. Lembre-se de que ser um líder efetivo requer constante aprimoramento das habilidades e busca por referências que possam inspirar novas iniciativas e formas de entender processos e desafios. O feedback constante é uma das ferramentas mais eficazes para o desenvolvimento de líderes, e é importante lembrar que a cultura do feedback só tem êxito quando os líderes são os primeiros a colocar em prática os valores e princípios defendidos pela empresa.

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