Já devemos ter comentado sobre isto, mas é um tema que merece sempre ser retomado, discutido e analisado à luz de cada momento da sociedade.

 

Em tempos de pandemia este tema se acende mais e vai em seu caminho recebendo de maneira especial os extremistas, os intolerantes e toda a gama de pessoas que sonha se acercar de uma realidade que caiba exatamente naquilo que deseja para si.

- Publicidade -

 

Vamos voltar ao tema democracia. Sem necessidade de explicações técnicas, de origens de nomes, instituições, etc, o que importa mesmo é o que representa esta palavra dentro da realidade mundial.

 

É um sistema de governo onde cada indivíduo tem a liberdade de ir e vir, de pensar e especialmente de expressar sua opinião. Não é um sistema perfeito, mas é o melhor que vimos até o momento.

A chave para viver e identificar um sistema democrático está firmado pela presença dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Também imperfeitos, eles precisam estar em plena atividade. Se não puderem viver em equilíbrio, precisam ao menos se manterem ativos. Assim um vai controlando o outro.

- Publicidade -

 

Sempre teremos um mais forte que o outro diante de cada realidade histórica ou da capacidade das pessoas, ou pessoa no comando de cada um dos poderes.

 

A disputa pelo poder é acirrada, sem limites. Ele nunca vai ser puro. Vai ter muitas falhas. E isto, por um simples motivo: Ali tem um ser humano com todas as capacidades de um ser racional, mas também com todos os defeitos existentes neste ser racional.

 

A possibilidade de dominar tudo, como acontece nos regimes totalitários, só pode ser controlada por outro poder tão importante quanto este.
Raciocínio básico para encerrar com a certeza de que quando um poder fica enfraquecido ou deixa de existir já não existirá democracia.

 

Qualquer supremacia acaba descambando no predomínio e na dominação de quem passa a impor sua vontade. A vontade de um ou de um grupo, por mais que agrade a quem concorda com isto, nunca poderá ser chamado de democracia pelo simples motivo de que centrará suas ações no sentido de calar quem o critica, ceifando as liberdades individuais.

 

Sim, aqui nós vivemos numa democracia.

adbanner