Cerca de 1 milhão de alunos da rede estadual de ensino devem retornar às salas de aula nesta semana em todo o Paraná.

Segundo determinação do Governo do Estado, o modelo será 100% presencial nas 2,1 mil escolas com medidas de segurança como uso de máscara, aferição de temperatura, ambientes arejados e disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos.

Estudantes com comorbidades podem permanecer no modelo remoto até 30 dias após as duas doses da vacina.

- Publicidade -

Apesar de não ser obrigatório o comprovante de vacinação, o médico e deputado federal Luciano Ducci (PSB) defende que os estudantes estejam imunizados para que o retorno das atividades aconteça de forma segura.

“Todos nós temos consciência de que a sala de aula é o melhor lugar para o aprendizado dos nossos estudantes e que este retorno à normalidade é fundamental. Além dos cuidados que já conhecemos, é preciso destacar a importância da vacinação. Estamos passando por uma nova onda de covid, com novos casos todos os dias. É momento de redobrar os cuidados e tomar todas as doses disponíveis da vacina”, avalia Ducci.

Um estudo feito pelo Hospital das Clínicas de São Paulo mostra que 43% das crianças sofrem efeitos da Covid-19 até três meses após a infecção ser curada. Entre as sequelas observadas pelo estudo com 53 crianças e adolescentes com idade entre 8 e 18 anos, 19% tinham dor de cabeça, 9% cansaço, 8% dispneia, 4% dificuldade de concentração e 4% dores articulares e má qualidade do sono. 

No Paraná, a taxa de ocupação de UTIs para adultos está em 71%, segundo boletim deste domingo, 6, com 485 dos 680 leitos ocupados. Nas enfermarias a taxa de ocupação é de 55%, com 730 das 1.328 ocupadas. Já nos casos dos leitos pediátricos, a taxa de ocupação em UTIs é de 33% e nas enfermarias, 52%. 

Confira abaixo os mitos e as verdades sobre a vacinação contra Covid-19 para crianças:

1) A vacina para crianças não é segura, ainda está em testes.  (MITO)

- Publicidade -

2) A vacina foi aprovada pelas principais Agências Sanitárias do Mundo e mais de 40 países já estão aplicando as doses nesta faixa etária. (VERDADE )

3) As crianças não adoecem de COVID (MITO)

4) O Brasil já registrou mais de 300 mortes por Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. (VERDADE)

5) A vacina causa problemas no coração das crianças. (MITO)

6) As crianças infectadas pelo coronavírus possuem de 10 a 17 vezes mais chances de desenvolver uma miocardite do que as que tomam a vacina. (VERDADE)* – Fonte: Hospital Pequeno Príncipe.  

7) O Meu filho já teve covid e está imunizado. (MITO)

8) Ainda não existem estudos conclusivos sobre os níveis de anticorpos dos que adoecem por covid e nem o tempo que duram. Por isso, mesmo que tenha adoecido, a vacina é fundamental. (Verdade)

adbanner