Comunidade

Blitz Educativa da Guarda Municipal leva cidadania às ruas do Bairro Novo

GB no bairro

Blitz Educativa da Guarda Municipal leva cidadania às ruas do Bairro Novo

Numa ação de educar e levar o exemplo, a Guarda Municipal da Regional Bairro Novo realizou uma Blitz Educativa com a presença e participação dos alunos da Guarda Mirim da Escola Municipal Sobral, no entorno da Escola e na Rua Rio Negro. 

A ação, coordenada pelo Inspetor Marcelo, é mais uma iniciativa que mostra como a segurança pública pode ir além do tradicional papel de fiscalização, promovendo diálogo e conscientização nas comunidades.

A Blitz Educativa contou com um banner temático especialmente produzido para a ocasião, com o objetivo de tornar a abordagem mais acolhedora e atrativa para os pedestres, motoristas e, principalmente, para os jovens envolvidos.

 A participação dos alunos da Guarda Mirim foi o grande diferencial: com coletes, orientações e apoio da equipe da GMM, as crianças ajudaram a abordar motoristas, entregar materiais informativos e reforçar valores como respeito, atenção no trânsito e empatia.

Já no dia seguinte, outra ação envolveu não só os agentes da GMM, mas também professores e moradores que apoiaram a ideia. “Nosso objetivo é educar, orientar e aproximar a Guarda da população. O policiamento comunitário começa quando a comunidade nos enxerga como aliados e não apenas como agentes de autoridade”, reforça o inspetor Marcelo.

Além de orientar sobre regras de trânsito, a blitz também teve um caráter formativo: os alunos da Guarda Mirim vivenciaram, na prática, valores como disciplina, responsabilidade social e empatia, preparando-se como cidadãos conscientes para o futuro.

Essa é mais uma prova de que a Regional Bairro Novo segue inovando e humanizando o trabalho da segurança pública, transformando ações do dia a dia em verdadeiras oportunidades de educação social.

A Gazeta do Bairro destaca estas ações para mostrar que a Guarda Municipal atua na proteção das pessoas sem esquecer o fundamento principal que a educação da população. 

Proteger é também educar.


Publicado em:
Atualizado em: