A pirataria, também conhecida como pirataria moderna, é a prática de vender ou distribuir produtos sem a autorização dos proprietários. Esse crime contra o direito autoral pode resultar em até quatro anos de reclusão e multa.
Os produtos mais pirateados incluem roupas, calçados, utensílios domésticos, remédios, livros, softwares e CDs. Especialistas consideram a pirataria como o crime do século XXI, movimentando mais recursos do que o narcotráfico. Geralmente, é financiada por grandes grupos organizados e máfias internacionais.
Além de prejudicar a qualidade, durabilidade e eficiência dos produtos, a pirataria pode representar sérios danos à saúde do consumidor, especialmente quando se trata de remédios, óculos de sol e bebidas.
No aspecto econômico, a pirataria é um problema grave. Em 2001, de acordo com a Business Software Alliance, essa prática ilegal custou à economia global mais de US$ 13 bilhões em impostos, valor que poderia beneficiar toda a sociedade. Além disso, a criação de centenas de milhares de empregos é prejudicada.