2º Festival de Cinema Infantil com sessão grátis
O público infanto-juvenil de Curitiba recebe neste fim de semana um festival inteiro feito para ele. A partir desta sexta-feira (14), até o dia 23 de julho, acontece o SACI –2º Festival Internacional de Cinema Infantil, com 46 filmes inéditos no Brasil, que serão exibidos no Museu Oscar Niemeyer (MON), no Cine Passeio e no Teatro da Vila. Além de 15 obras brasileiras, a mostra conta com curtas e longas de mais 11 nacionalidades.
Os filmes selecionados pela curadoria não têm versões em português. Por isso, pelo segundo ano, foi realizado o trabalho de dublagem, todo ele em Curitiba, por atores adultos e infantis. Foram 150 horas de gravação em estúdio, com 51 vozes e uma equipe técnica de 12 pessoas, entre diretores, editores e mixadores, conta a produtora Isadora Flores.
“Tem sido um sucesso e a gente vê como a dublagem é um mecanismo de acesso a crianças pequenas, principalmente. Além dessas dublagens, a gente realiza ferramentas de acessibilidade, que são legendas descritivas. Algumas conversas a gente também tem em libras e algumas sessões com áudiodescrição, para pessoas com baixa visão e deficientes visuais”,
afirma.
O SACI tem como objetivo apresentar uma programação que mostre a diversidade cultural do Brasil e de outros países. Isadora destaca filmes com temáticas indígenas, de animação, com stop motion (quadro a quadro), voltados para várias faixas etárias. “A ideia é que possa oferecer uma programação de qualidade, para toda a família, e que possa suscitar debates, reflexões em torno de temas da sociedade atual”, diz a produtora.
Filmes Longas em destaque
Entre as obras, a produtora chama a atenção para o filme português Águas de Pastaza, da diretora Inês T. Alves, para crianças a partir de 8 anos. O longa-metragem mostra a realidade de crianças indígenas que moram perto das Águas de Pastaza, na Amazônia boliviana. “São crianças que estão retratando seu cotidiano e é muito lindo de ver outras realidades e formas de ver a infância. Esse filme é uma joia do festival”, diz.
Outro longa destacado é Dounia e A Princesa de Aleppo. “Um filme complexo, que fala sobre a guerra da Síria e como é uma criança dentro de uma situação de conflito como essa. E a gente vê os subterfúgios que ela cria para inventar novas realidades.”
Dounia e A Princesa de Alepo.Divulgação/SACI.
Além dos longas, o festival SACI tem curtas de variados temas e para diversas faixas etárias. “Oink é muito engraçado, que traz assuntos cômicos e traz a ideia de descontrução daquele senso comum que a gente tem de família. Traz um pouco de conflito, fala sobre vegetarianismo… É um prato cheio para trazer novos temas para dentro de casa e, ao mesmo tempo, se divertir e se enriquecer com a programação.”
Sessões cinema gratuitas
Além das sessões no MON, a mostra terá a exibição gratuita de mais de dez filmes no Teatro da Vila, na Cidade Industrial de Curitiba, e no Cine Passeio, no Centro da capital, no último fim de semana da mostra competitiva. Esta é uma proposta, como conta Isadora, de descentralização do festival e para toda a família.
“A ideia é que a gente possa oferecer uma programação cultural de férias, que seja engrandecedora, que as pessoas possam se divertir e, ao mesmo tempo, aprender e expandir conhecimento sobre outras culturas, reflexões importantes da sociedade, que a gente necessita hoje, falar sobre temas complexos”, aponta a produtora.
Protagonistas
Para ela, as crianças como futuro da nação devem participar dos debates e se veem como protagonistas. “A gente tem essa característica no festival das crianças no centro das histórias. Isso isso é muito importante para eles. Fazer cultura de qualidade, atividades nesse nível artístico para criança é de extrema importância.”
Águas de Pastaza:
Isadora considera que as crianças têm um “lugar, de certa forma, negligenciado dentro da sociedade”, à espera que se adaptem. A ideia do festival, segundo ela, é que seja um lugar adequado e que se sintam confortáveis e à vontade. “O mundo é feito para os adultos. […] Se quiserem sair no meio do filme, voltar, ir no banheiro, pegar uma pipoca, é um festival adaptado para essa identidade infantil. Não é um lugar limitador, é um lugar para explorar e se divertir, principalmente.”
Serviço:
SACI – 2º Festival Internacional de Cinema Infantil
Programação completa e ingressos emsaci.art.brQuando: 14 a 23 de julho de 2023, em Curitiba
Onde: Museu Oscar Niemeyer (MON), Cine Passeio e Teatro da Vila (CIC)
Ingressos: Os ingressos podem ser comprados no sitesaci.art.br/ingressos para sessões individuais, ou no formato “passe livre” para 1, 3 ou 10 dias. (As sessões do Cine Passeio e do Teatro da Vila, no bairro CIC, serão gratuitas)
Origem das obras: Alemanha, Brasil, Canadá, Chile, Espanha, França, México, Noruega, Países Baixos, Panamá, Portugal e Quirguistão.
Confira asNotícias de Curitiba e Regiãona Gazeta do Bairro.
Acompanhe maisnotícias de curitiba e região aqui na Gazeta do BairroNotícias dos Bairros CuritibaFonte:www.bandab.com.br
Publicado em:
Atualizado em:
Autor:Humberto Schvabe