Geral

Eduardo Pimentel pede ao governo federal a retirada das linhas férreas de dentro de Curitiba

O vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, reuniu-se nesta quarta-feira (17/5), em Brasília, com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Ele pediu que o órgão atue para que a empresa responsável pelo transporte ferroviário no Paraná retire as linhas férreas que passam pela região central de Curitiba.

/*! elementor - v3.13.3 - 22-05-2023 */ .elementor-heading-title{padding:0;margin:0;line-height:1}.elementor-widget-heading .elementor-heading-title[class*=elementor-size-]>a{color:inherit;font-size:inherit;line-height:inherit}.elementor-widget-heading .elementor-heading-title.elementor-size-small{font-size:15px}.elementor-widget-heading .elementor-heading-title.elementor-size-medium{font-size:19px}.elementor-widget-heading .elementor-heading-title.elementor-size-large{font-size:29px}.elementor-widget-heading .elementor-heading-title.elementor-size-xl{font-size:39px}.elementor-widget-heading .elementor-heading-title.elementor-size-xxl{font-size:59px}

Eduardo Pimentel pede ao governo federal a retirada das linhas férreas de dentro de Curitiba

/*! elementor - v3.13.3 - 22-05-2023 */ .elementor-widget-image{text-align:center}.elementor-widget-image a{display:inline-block}.elementor-widget-image a img[src$=".svg"]{width:48px}.elementor-widget-image img{vertical-align:middle;display:inline-block}

            O vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, reuniu-se nesta quarta-feira (17/5), em Brasília, com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Ele pediu que o órgão atue para que a empresa responsável pelo transporte ferroviário no Paraná retire as linhas férreas que passam pela região central de Curitiba.  Concessionária e ANTT discutem a renovação antecipada da concessão. Para o vice-prefeito, é importante incluir nessa renovação a obrigatoriedade da construção do Contorno Ferroviário. 

            “O ramal ferroviário atual passa na região central e por diversas áreas adensadas em bairros da cidade de Curitiba causando diversos transtornos ao trânsito, produzindo tempos de espera para o transporte público, gera inúmeros acidentes, inclusive com mortos; e ainda produz ruídos que incomodam os moradores lindeiros. Precisamos de um contorno que retire essas linha da região central”, disse Pimentel.

            Também participaram da reunião o chefe da Assessoria Especial de Relação Parlamentar e Institucional da ANTT, Maurício Uzeda; o secretário de Governo da Prefeitura de Curitiba e presidente do IPPUC, Luiz Fernando Jamur; a coordenadora de Demandas Federativas, Camila Martinez; o assessor parlamentar Sérgio Carvalho; o superintendente de Concessões Rodoviárias, Marcelo Fonseca; e o assessor do IPPUC, Cléver Ubiratan Teixeira de Almeida. 

            Obras do PAC

 

            Pimentel também participou em Brasília de uma reunião com a Secretaria Nacional de Mobilidade (Semob), ligada ao Ministério das Cidades, para discutir a priorização das obras nos programas PAC pela Prefeitura de Curitiba.

            A Prefeitura de Curitiba tem interesse em financiar três projetos: a complementação da Linha Verde; o aumento da capacidade e velocidade do BRT na extensão do eixo Norte/Sul e Leste/Oeste; e a ampliação da capacidade e velocidade da Linha Inter 2. A equipe da prefeitura também fez uma apresentação para o Secretário Nacional de Mobilidade Denis Andia.


Publicado em:
Atualizado em: