Você já parou para pensar sobre seus pontos fortes e fracos?

Considerou as oportunidades e ameaças existentes? Isso é o que prega a análise SWOT pessoal, uma ferramenta valiosa para o mundo corporativo e para seu trabalho como freelancer. Duvida? Assim como a lenda de Atlântida, os fatores externos e internos estão, muitas vezes, escondidos. No entanto, diferente dos pesquisadores — que estão em constante busca pela cidade perdida —, você tem a chance de se aperfeiçoar, atrair mais clientes e se posicionar melhor como profissional com a ajuda dessa prática. Como? A resposta está neste post. É só se colocar como Indiana Jones e continuar lendo. Aproveite! Não se preocupe, não fazemos spam.

O que é análise SWOT?

Análise SWOT é uma metodologia de planejamento estratégico para descobrir forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Assim, os cenários interno e externo são verificados para traçar estratégias acertadas e tomar decisões corretas. Essa prática também é conhecida no Brasil como matriz FOFA. Ela surgiu ainda nos anos 1960, na Universidade de Stanford. O propósito é observar o cenário em que a empresa está inserida com mais precisão para identificar os caminhos acertados e aqueles que requerem ajuste. Se trabalha como freelancer, saiba que tudo! Essa é a chance de descobrir informações sobre si mesmo para fortalecer seu marketing pessoal. É só entender como aplicar essa ferramenta na sua carreira — é o que vamos mostrar em seguida.

O que é análise SWOT pessoal?

A análise SWOT pessoal é uma ferramenta eficiente para identificar habilidades e competências, bem como saber o que é preciso melhorar em busca do desenvolvimento próprio — essa é a grande sacada. Apesar de sair do ambiente corporativo, a aplicabilidade da ferramenta é a mesma. No caso pessoal, existem várias situações em que é possível se beneficiar:
  • Melhoria do portfólio freelancer, a fim de focar seus pontos fortes e mostrar aos clientes o que pode fazer por eles;
  • Fortalecimento de competências e habilidades para se destacar de outros profissionais e ter mais chances de fechar negócios;
  • Mudança de carreira, seja por começar sua atuação como freelancer, seja por iniciar uma nova atividade. Assim, é possível igualar suas oportunidades para aumentar seu potencial.
Perceba que, no âmbito pessoal, a ideia dessa ferramenta também é efetivar um planejamento estratégico. Parece estranho adotar essa medida sendo freelancer? Na verdade, não é. Por meio da análise SWOT pessoal, você se afasta rapidamente da sua rotina e avalia suas atividades diárias. Com isso, deixa de agir no automático e passa a analisar o que precisa fazer para melhorar sua situação. Isso implica traçar um plano de carreira freelancer para ter mais previsibilidade de ganhos e se posicionar como profissional qualificado.

Qual a importância da análise SWOT pessoal?

O foco dessa metodologia no âmbito individual é se conhecer melhor. Por meio dela, você identifica o que é necessário executar para:
  • Vencer suas dificuldades e obstáculos;
  • Aproveitar melhor as oportunidades;
  • Fortalecer suas competências e seus talentos;
  • Ultrapassar possíveis ameaças;
  • Conquistar objetivos e metas para concretizar seus sonhos.
A consequência de realizar a análise SWOT pessoal é trabalhar o autoconhecimento e fazer um bom planejamento de vida como freelancer. Por meio dela, você pode descobrir, por exemplo, que trabalha somente com produção de conteúdo, mas tem capacidade para atuar com revisão, ou que pode diversificar as atividades com a diagramação. É possível que você já tenha parte dessa percepção. No entanto, com esse método estruturado, é possível alcançar um nível maior de consciência. Ainda existem outros benefícios. Veja quais são eles!

Melhoria do autoconhecimento

A avaliação detalhada sobre suas competências e habilidades permite entender seus sentimentos, pensamentos e comportamentos. Da mesma forma, você conhece e confirma seus sonhos para saber o que deseja perseguir. Enquanto alguns freelas buscam viver um dia após o outro, aqueles que executam a análise SWOT pessoal sabem aonde desejam chegar. Por exemplo, você define o que precisa fazer para:
  • Ter demandas e $$ recorrentes;
  • Sair do CLT e tornar seu sonho de ser freelancer em tempo integral;
  • Atrair clientes;
  • Realizar investimentos para ter uma vida financeira mais tranquila no futuro;
  • Ser um nômade digital.

Obtenção de um feedback pessoal

O feedback é essencial para se autodesenvolver e melhorar sua carreira. Por mais que, com frequência, o freela trabalhe sozinho, esse retorno é fundamental para ter um bom posicionamento de mercado. Na sua análise, você pode usar tanto os comentários de clientes e colegas de trabalho quanto suas avaliações individuais. A ideia é descobrir onde precisa melhorar.

Melhoria das perspectivas profissional e pessoal

Os momentos de dificuldades são essenciais para o crescimento individual. Ao identificar seus pontos fracos e as ameaças aos quais está exposto, o freela sabe o que deve mudar. Por exemplo, se você perceber que ainda ganha menos do que a média do mercado ou que sofre calotes de clientes, uma boa ideia é trabalhar com plataformas demarketing de conteúdo. Elas oferecem um valor justo pelo serviço e demandas recorrentes. Além disso, você tem garantia de recebimento dos valores referentes aos trabalhos produzidos. Por outro lado, se seu objetivo é se posicionar como referência de mercado, a medida a ser tomada envolve fazer cursos e se capacitar. Uma universidade corporativa, por exemplo, ajuda nesse processo.

Qual a sua aplicabilidade?

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