Você já parou para pensar sobre seus pontos fortes e fracos?
Considerou as oportunidades e ameaças existentes? Isso é o que prega a análise SWOT pessoal, uma ferramenta valiosa para o mundo corporativo e para seu trabalho como freelancer. Duvida? Assim como a lenda de Atlântida, os fatores externos e internos estão, muitas vezes, escondidos. No entanto, diferente dos pesquisadores — que estão em constante busca pela cidade perdida —, você tem a chance de se aperfeiçoar, atrair mais clientes e se posicionar melhor como profissional com a ajuda dessa prática. Como? A resposta está neste post. É só se colocar como Indiana Jones e continuar lendo. Aproveite! Não se preocupe, não fazemos spam.O que é análise SWOT?
Análise SWOT é uma metodologia de planejamento estratégico para descobrir forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Assim, os cenários interno e externo são verificados para traçar estratégias acertadas e tomar decisões corretas. Essa prática também é conhecida no Brasil como matriz FOFA. Ela surgiu ainda nos anos 1960, na Universidade de Stanford. O propósito é observar o cenário em que a empresa está inserida com mais precisão para identificar os caminhos acertados e aqueles que requerem ajuste. Se trabalha como freelancer, saiba que tudo! Essa é a chance de descobrir informações sobre si mesmo para fortalecer seu marketing pessoal. É só entender como aplicar essa ferramenta na sua carreira — é o que vamos mostrar em seguida.O que é análise SWOT pessoal?
A análise SWOT pessoal é uma ferramenta eficiente para identificar habilidades e competências, bem como saber o que é preciso melhorar em busca do desenvolvimento próprio — essa é a grande sacada. Apesar de sair do ambiente corporativo, a aplicabilidade da ferramenta é a mesma. No caso pessoal, existem várias situações em que é possível se beneficiar:- Melhoria do portfólio freelancer, a fim de focar seus pontos fortes e mostrar aos clientes o que pode fazer por eles;
- Fortalecimento de competências e habilidades para se destacar de outros profissionais e ter mais chances de fechar negócios;
- Mudança de carreira, seja por começar sua atuação como freelancer, seja por iniciar uma nova atividade. Assim, é possível igualar suas oportunidades para aumentar seu potencial.
Qual a importância da análise SWOT pessoal?
O foco dessa metodologia no âmbito individual é se conhecer melhor. Por meio dela, você identifica o que é necessário executar para:- Vencer suas dificuldades e obstáculos;
- Aproveitar melhor as oportunidades;
- Fortalecer suas competências e seus talentos;
- Ultrapassar possíveis ameaças;
- Conquistar objetivos e metas para concretizar seus sonhos.
Melhoria do autoconhecimento
A avaliação detalhada sobre suas competências e habilidades permite entender seus sentimentos, pensamentos e comportamentos. Da mesma forma, você conhece e confirma seus sonhos para saber o que deseja perseguir. Enquanto alguns freelas buscam viver um dia após o outro, aqueles que executam a análise SWOT pessoal sabem aonde desejam chegar. Por exemplo, você define o que precisa fazer para:- Ter demandas e $$ recorrentes;
- Sair do CLT e tornar seu sonho de ser freelancer em tempo integral;
- Atrair clientes;
- Realizar investimentos para ter uma vida financeira mais tranquila no futuro;
- Ser um nômade digital.
Obtenção de um feedback pessoal
O feedback é essencial para se autodesenvolver e melhorar sua carreira. Por mais que, com frequência, o freela trabalhe sozinho, esse retorno é fundamental para ter um bom posicionamento de mercado. Na sua análise, você pode usar tanto os comentários de clientes e colegas de trabalho quanto suas avaliações individuais. A ideia é descobrir onde precisa melhorar.Melhoria das perspectivas profissional e pessoal
Os momentos de dificuldades são essenciais para o crescimento individual. Ao identificar seus pontos fracos e as ameaças aos quais está exposto, o freela sabe o que deve mudar. Por exemplo, se você perceber que ainda ganha menos do que a média do mercado ou que sofre calotes de clientes, uma boa ideia é trabalhar com plataformas demarketing de conteúdo. Elas oferecem um valor justo pelo serviço e demandas recorrentes. Além disso, você tem garantia de recebimento dos valores referentes aos trabalhos produzidos. Por outro lado, se seu objetivo é se posicionar como referência de mercado, a medida a ser tomada envolve fazer cursos e se capacitar. Uma universidade corporativa, por exemplo, ajuda nesse processo.Qual a sua aplicabilidade?
Mais do que se conhecer Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui nagazetadobairroPublicado em:
Atualizado em:
Autor:
Humberto Schvabe
Humberto Schvabe