Como lidar com feedbacks de clientes: sugestões, elogios e críticas.

Lidar com clientes é uma tarefa desafiadora, afinal, cada ser humano tem sua própria essência, personalidade e forma de se relacionar com o próximo. No mercado de trabalho, essa tarefa se torna ainda mais difícil, já que lidamos com pessoas que estão constantemente nos avaliando enquanto profissionais. Feedbacks de clientes podem ser um sonho ou um pesadelo, mas é importante levá-los com naturalidade e estratégia para que até mesmo uma crítica que no passado te abalou fortemente, se transforme em gás para melhorar o seu desempenho.

Elogios: lidar com eles é mais difícil do que parece

Receber elogios é maravilhoso, especialmente no trabalho! Mas lidar com um elogio não é a mesma coisa que aceitá-lo. Algumas pessoas são elogiadas diariamente, mas absorvem as boas palavras de maneira rasa e acham que um "muito obrigada" já basta. Outras acreditam que, já que trabalham bem e são reconhecidas, não precisam ir além. Porém, ao receber um elogio, é importante ser analítico e compreender o que foi colocado em cheque. Identifique a área que foi reconhecida e pense em como você pode melhorar ainda mais no próximo mês. Aproveite os momentos de glória, mas saia logo da nuvem do "deslumbramento" e foque na próxima meta de sucesso!

Sugestões: é preciso ter humildade para aceitá-las

Receber sugestões pode ser desafiador, especialmente quando elas parecem mirabolantes, sem sentido ou fora da realidade. Mas é preciso ser humilde e entender que toda ideia é bem-vinda! Ao receber uma sugestão, agradeça o comentário e diga que ele será analisado. Mesmo que você saiba que a sugestão é horrível e nunca funcionaria na prática, as relações com o cliente não serão prejudicadas e ele se sentirá útil. Clientes valorizam muito este sentimento neles mesmos!

Críticas: até mesmo as piores podem mudar a sua vida

Receber críticas não é fácil, mas é importante desmistificar o ato de recebê-las e entendê-las como pilares que ajudarão a crescer como profissional. Quando elas são construtivas, identifique suas maiores "deficiências" naquele momento e trace planos de ação que serão responsáveis por melhorá-las. Não internalize e nem acredite que você "é" a crítica que recebeu. Lembre-se de que você é um profissional em constante aprendizado, que errar é humano e que ninguém está desafiando ou provocando a sua essência enquanto pessoa, mas sim algum aspecto no seu trabalho que não correu tão bem. Receber feedbacks de cliente como diretrizes para que você se torne umaprofissional melhor e mais produtivo é a chave para o sucesso profissional.Saiba mais sobre Autovaliação neste link do post

Conclusão

Lidar com clientes pode ser desafiador, mas é importante entender que cada feedback, seja ele um elogio, sugestão ou crítica, pode ser uma oportunidade para melhorar e crescer na carreira. Ser analítico ao receber um elogio, ser humilde ao receber sugestões e desmistificar as críticas como oportunidades de aprendizado são as chaves para o sucesso. Lembre-se de que você é um profissional em constante aprendizado e que a opinião do cliente é valiosa para o seu desenvolvimento. Com essas dicas, você estará preparado para lidar com todos os tipos de feedback e construir uma carreira melhor. Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui nagazetadobairro

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