O WhatsApp é a rede social mais utilizada no Brasil e, por isso, é uma excelente opção para as empresas que querem se relacionar com seus clientes de forma mais próxima e eficiente. Com a criação da conta comercial, chamada de WhatsApp Business, as empresas podem gerenciar suas conversas, integrar com ferramentas e até mesmo vender dentro da rede social. E a automação de WhatsApp é um recurso que pode transformar o marketing no WhatsApp em uma estratégia de sucesso.
A automação de WhatsApp consiste no envio automático de mensagens para o usuário a partir de um determinado gatilho. Por exemplo, quando um cliente conclui uma compra no e-commerce, recebe um WhatsApp automático da marca para facilitar o rastreamento do pedido e o contato com a empresa. As possibilidades de aplicação são inúmeras e o custo-benefício é excelente.
Para aproveitar os benefícios disponíveis, o primeiro passo é transformar seu WhatsApp em conta comercial, ou WhatsApp Business. Em seguida, você terá à sua disposição todos os recursos liberados gratuitamente para pequenas e médias empresas. Para negócios de grande porte existem algumas aplicações pagas, como o envio de mensagens de uma mesma conta usada por vários celulares. Neste caso, o custo é por mensagem, o que pode ficar bem caro no final do mês.
Os recursos disponíveis no WhatsApp Business incluem a criação do perfil da empresa, com direito a endereço, telefone, site e até mesmo a marcação de uma localização exata, facilitando aos clientes encontrarem o ponto de venda. Outras funções incluem a possibilidade de inserir um catálogo da loja e também de receber pagamentos dentro da própria rede social com o recurso do WhatsApp Pay. Com isso, todo o funil de vendas acontece dentro da rede social, sem a necessidade do usuário sair.
A automação de WhatsApp apresenta diversas vantagens para as empresas, como a redução no tempo de resposta, o autoatendimento rápido, o contato do cliente, a escalabilidade, as soluções inteligentes com baixo investimento, a otimização do funil de vendas e a integração com outros sistemas. Para implementar as automações na sua conta, é necessário transformar seu perfil em uma conta comercial, ter mensagens para primeiro contato e fora do horário comercial, criar respostas automáticas e fazer campanhas com mensagens em massa.
Existem diversas plataformas que podem ajudar no processo de automação, como o ManyChat, o Chatfuel e o MobileMonkey. Com a automação de WhatsApp, sua empresa pode se destacar no mercado e conquistar mais clientes de forma eficiente e personalizada. Invista nessa estratégia e veja os resultados positivos para seu negócio.
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Humberto Schvabe
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