Como ter uma comunicação assertiva
Investir em uma comunicação assertiva pode ser o primeiro passo para incentivar melhorias no cotidiano da sua empresa e conquistar um bom clima organizacional. A comunicação assertiva se refere à capacidade de qualquer indivíduo expressar seus pensamentos, ideias, opiniões e emoções de maneira direta e de fácil compreensão. Entretanto, que esse conceito não seja confundido com uma interação desrespeitosa, insensível ou até agressiva. Logo, o objetivo desta comunicação é permitir que você consiga se fazer entender pelos demais.
Existem algumas características pessoais que contribuem para desenvolver essa forma de se comunicar. Ser uma pessoa confiante, segura e transparente, contribui diretamente para potencializar a capacidade de desenvolver esse tipo de contato com os demais. Um erro bastante comum é pensar que assertividade se refere a uma situação em que o indivíduo está sempre certo. Entretanto, essa característica está mais ligada à capacidade de transmitir ideias e sentimentos de maneira clara.
Existem diversas vantagens de adotar esse tipo de prática no ambiente de trabalho. Primeiro, tal mudança contribui para que a rotina de todos seja mais agradável e tranquila. Isso não significa que a empresa mudará seu estilo ou deixará de produzir. Na verdade, com melhorias no espírito de cooperação da equipe, é possível perceber melhora na produtividade e no engajamento entre os setores. Tais mudanças afetam especialmente a qualidade do atendimento e a disposição do time comercial para buscar soluções para os consumidores, além de auxiliar na jornada de compra desses indivíduos. Por fim, é possível verificar melhoras em termos de retenção de talento e redução da taxa de rotatividade da empresa.
Entender como ter clareza na sua comunicação com o seu time é importante e pode gerar bons frutos. Nesse sentido, é necessário aprender as características de cada tipo de mensagem que você deseja passar aos colaboradores. A comunicação não verbal é realizada por meio de gestos, com expressões em sua face, com a postura que adota no cotidiano de trabalho. Por meio dela, é possível passar muito profissionalismo e conquistar os seus liderados. Outra forma de se comunicar com os membros da sua equipe é com a comunicação verbal. A outra forma de se comunicar com as pessoas é a paraverbal. Ele está associado ao tom de voz, ritmo da fala e outros fatores que fazem toda a diferença para encantar os seus liderados e conseguir melhorar o engajamento do time.
Agora que você já conhece os principais aspectos desse tipo de comunicação, é hora de entender como ela pode ser praticada em seu cotidiano. No ambiente de trabalho, a escuta ativa é essencial para evitar que prazos sejam perdidos, tarefas esquecidas, documentos extraviados e demais problemas que podem resultar da falta de atenção ao que é dito. Busque esclarecimentos sempre que a dúvida aparecer. Repita as mensagens e faça perguntas abertas para estimular o debate.
Investir em uma comunicação assertiva pode trazer diversos benefícios para sua empresa, como a melhoria no clima organizacional, aumento da produtividade e engajamento da equipe, além de reduzir a taxa de rotatividade e reter talentos. Por isso, é essencial entender as características desse tipo de comunicação e praticá-las em seu cotidiano para obter resultados positivos.
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Atualizado em:
Autor:Humberto Schvabe