Todo trabalho gera um custo, seja ele direto, como o financeiro, ou indireto, como tempo ou esforços, por exemplo. Logo, o retrabalho será esse mesmo custo multiplicado pela quantidade de vezes em que o processo será refeito até alcançar o resultado ideal. Tão logo fazemos essa análise, percebemos que o gasto será maior. Então, você acha que o retrabalho é viável para a eficiência de uma empresa? Ou ele onera o fluxo de caixa e, a longo prazo, se transforma em um custo de oportunidade?
O retrabalho é um problema que afeta muitas empresas, demandando atenção da equipe de trabalho, tempo de serviço e, obviamente, o pagamento de gastos extras. Existem muitos motivos para o retrabalho acontecer — mudanças nos processos, negligência e falta de preparo, por exemplo.
O retrabalho impacta negativamente nos processos de negócio, trazendo prejuízos financeiros e, pior ainda, prejudicando a experiência do cliente e a credibilidade da marca. É desconfortável para quem precisa refazer a atividade, mas também é inconveniente para quem precisa solicitá-la.
Para eliminar o retrabalho da sua empresa e garantir mais eficiência operacional, você pode adotar algumas práticas:
- Faça o mapeamento de processos
- Compare o tempo ideal dos processos com o que realmente é realizado
- Promova a digitalização das informações
- Capacite a equipe de trabalho
- Viabilize a automação dos processos
- Melhore a comunicação interna
Ao adotar essas práticas, você poderá reduzir os custos e aumentar a eficiência do seu negócio, garantindo a satisfação do cliente e a competitividade no mercado. Lembre-se sempre de que o retrabalho é um problema que pode ser evitado com planejamento, organização e capacitação da equipe.
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Autor:
Humberto Schvabe
Humberto Schvabe