Revitalização da criatividade

A Arte da Criatividade no Marketing

Na Graduação, muitos professores tentam explicar aos alunos que “Publicidade não é Arte”. Essa discussão muitas vezes leva os graduandos a exporem suas ideias pela primeira vez em um ambiente acadêmico. No entanto, a questão nunca é resolvida durante alguns minutos de aula.

No Marketing, a área é considerada uma arte, mas apenas como expressão, sem pretensão de colocá-la no mesmo patamar da Arte. O que é mais importante aqui é o papel da criatividade. Embora Marketing, Publicidade e Propaganda se confundam, a criatividade sempre foi um elemento fundamental.

No entanto, com a chegada dos dados, a negação dos números nas estratégias de Marketing se tornou impossível. A mensuração da propagação de um conteúdo se tornou mais fácil e publicizar um novo lançamento ganhou força nas planilhas de infinitas colunas e fórmulas consolidadas. A segmentação superestrita e certeira das plataformas digitais de mídia dividiu espaço com o grande alcance da televisão. O feeling não pôde mais fugir da fundamentação e do planejamento.

Com isso, a urgência de responder às ideias do gênio criativo do setor de Marketing deu lugar à justificativa que vem dos dados. No entanto, seres humanos não podem ser resumidos em números e as pessoas já estão cansadas de receber conteúdos parecidos. A persuasão só é possível quando se entende as pessoas que geram os dados. E a verdade é que a criatividade é a única solução para isso.

A Importância da Criatividade no Marketing

Se o profissional de Marketing não transforma seu conteúdo, ele corre o risco de não se destacar e de alimentar o cansaço de um possível consumidor. A criatividade é a chave para dar cor aos números, que podem parecer frios e distantes. Melhorar de forma criativa a experiência de quem vai se relacionar com sua marca aumenta a possibilidade de melhorar alguns segundos ou minutos na vida de alguém. Ainda que isso se traduza em uma mudança milesimal, transformação pessoal não se mede.

A Criatividade é a Solução

Hoje em dia, as pessoas já conhecem as fórmulas que são aplicadas no Marketing. Elas sabem que podem esperar por um e-mail após colocar um produto no carrinho da loja virtual e não concluir a compra, mesmo que não sejam cadastradas no site. O problema só pode ser resolvido com criatividade. A criatividade é fundamental para destacar a marca, melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas.

Conclusão

A criatividade é a alma do Marketing. Embora os dados sejam importantes, a persuasão só é possível quando se entende as pessoas que geram os dados. A criatividade é fundamental para dar vida aos números, melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas. A Gazeta do Bairro é a melhor fonte de notícias locais para quem quer se manter informado sobre o que acontece na região. Acessegazetadobairro.com.bre fique por dentro de tudo o que acontece na sua cidade.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui nagazetadobairro


Publicado em:
Atualizado em: