Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui nagazetadobairro
Qual a posição atual do vídeo nas estratégias de marketing?
Trabalhar com vídeo nas estratégias de marketing é uma iniciativa que sempre gera excelentes resultados para empresas de quaisquer segmentos. No entanto, é preciso utilizar o formato de forma inteligente para obter bons retornos. Ainda assim, algumas pessoas têm dúvidas a respeito do real potencial do vídeo para o marketing. É importante lembrar que as tendências podem mudar rapidamente nesse segmento, mas o vídeo ainda é uma excelente opção para as empresas que sabem utilizá-lo de forma estratégica.
O vídeo ainda vale a pena?
Sim, o vídeo ainda vale a pena e há cada vez mais motivos para investir nesse formato de conteúdo em inúmeros segmentos. Se a abordagem não gerou os resultados esperados, é necessário rever a aplicação. A popularização de novas plataformas de conteúdo fundamentadas nesse formato somente confirma esse diagnóstico. Um exemplo disso é o TikTok, app de compartilhamento de vídeos curtos e divertidos que tem 800 milhões de usuários ativos em todo o mundo.
A crise modificou o engajamento com os vídeos?
Durante a crise da pandemia da Covid-19, foi possível perceber um aumento no apelo do vídeo para vários segmentos de público. Com a recomendação de isolamento social, muitos eventos presenciais foram cancelados em favor de versões digitais feitas por transmissões ao vivo ou gravadas. As estatísticas corroboram esse retrato, já que a Forbes divulgou que 80% das pessoas aumentaram o consumo desse tipo de conteúdo na pandemia.
Dificuldades devem ser rapidamente superadas
Para que seja possível aproveitar os benefícios trazidos pelo vídeo para a estratégia de marketing, é fundamental que as empresas saibam como vencer algumas das principais dificuldades que são comuns nesse esforço. A seguir, estão destacadas as principais dificuldades que precisam ser superadas rapidamente pelas empresas que desejam aproveitar os benefícios do vídeo.
1. Não ter objetivos bem-definidos
2. Acertar no tom da mensagem
3. Considerar a concorrência
4. Saber promover os vídeos
5. Acompanhar as métricas certas
Como utilizar vídeos em estratégias de marketing?
O uso de vídeos em estratégias de marketing depende da abordagem escolhida. Ela precisa ter relação com os objetivos corporativos e gerar identificação com o público considerado ideal para a empresa. Ao vencer as principais barreiras que existem nesse processo, será possível aproveitar todos os benefícios que o meio tem a oferecer.
Conclusão
O vídeo ainda é uma excelente opção para empresas que desejam obter bons resultados em suas estratégias de marketing. É importante saber como vencer as principais dificuldades que são comuns nesse esforço, além de utilizar o formato de forma estratégica e adaptada para cada público e objetivo. O uso de vídeos no marketing tem inúmeras vertentes que podem ser exploradas, como eventos patrocinados online, por exemplo. Por isso, é importante estar sempre atualizado sobre as tendências e melhores práticas do mercado para se destacar e obter sucesso.
Publicado em:
Atualizado em:
Autor:Humberto Schvabe