A Apple, desde seus primórdios, sempre esteve focada em desenvolver e vender produtos inovadores. Com modelos de iPhones, iPods e computadores, a marca ganhou notoriedade e prestígio em todo o mundo. Entretanto, a nova aposta da empresa são os serviços, que a levam a um novo patamar no mercado. Atualmente, os usuários da Apple já podem utilizar serviços como armazenamento na nuvem, streaming de música e sistema de pagamento móvel. Mas a intenção da organização é ir além e oferecer uma variedade de serviços, que incluem desde assinatura de vídeos até soluções financeiras. As novidades visam impactar o mercado e tornar a Apple ainda mais poderosa, não só em se tratando de hardware, mas em diferentes segmentos. Os eventos que a Apple realiza para apresentar seus lançamentos já são parte da cultura da empresa. Na edição de setembro de 2019, a Apple trouxe à tona um pacote de serviços aos usuários, onde o iPhone deixou de ser o protagonista. Entre os lançamentos, destacam-se a Apple TV+, Apple Arcade, Apple News e o cartão de crédito da Apple. A Apple TV+ é um serviço de assinatura de vídeos que conta com filmes, séries e documentários exclusivos. Já a Apple Arcade é uma plataforma de assinatura de jogos, que tem mais de 100 games exclusivos. A Apple News, por sua vez, é uma plataforma que reúne os principais jornais e revistas do mundo, como The New Yorker e National Geographic. E o cartão de crédito da Apple é uma ferramenta que permite melhor controle das contas e oferece o sistema de pontos Daily Cash. A opção pelo desenvolvimento e venda de serviços é uma saída inteligente para que a marca não perca o prestígio junto ao público consumidor. A queda na venda de produtos eletrônicos acendeu uma luz vermelha na companhia fundada por Steve Jobs. Desse modo, com os serviços da Apple, a empresa faz da crise um momento de oportunidade para se expandir e faturar em outros setores. A gama completa de serviços da Apple é eficiente no quesito rendimento, visto que estimula os usuários a continuarem gastando dinheiro dentro do ecossistema da empresa. O pacote de serviços traz a possibilidade de receita recorrente com o pagamento de mensalidades, o que não acontece com a venda de aparelhos, em que só se recebe uma vez. Outra expectativa é que a cartela de serviços aumente a demanda pelos aparelhos da marca, haja vista que alguns só poderão ser acessados por meio das plataformas exclusivas da companhia. Portanto, a nova estratégia também ajuda a aquecer a venda de dispositivos. Apesar de ter concorrentes de peso, a credibilidade que a Apple alcançou ao longo da sua atuação no universo da tecnologia deverá abrir portas, manter a fidelização dos usuários dos seus dispositivos e chamar a atenção de quem busca outras alternativas em relação aos serviços que já estão estabelecidos no mercado. A Apple é uma das marcas mais valiosas do mundo e sua estratégia de fidelização de clientes é um dos motivos para isso. Com a mudança de estratégia e disponibilização de novas plataformas, a empresa se reinventa, o que contribui para que se mantenha relevante no mercado, despertando o interesse de consumidores e investidores. Em resumo, a Apple está investindo cada vez mais em serviços, pois é uma maneira de expandir seus negócios e continuar faturando alto. Com a mudança de estratégia, a empresa se reinventa e se mantém relevante no mercado, chamando a atenção de consumidores e investidores. A expectativa é que a cartela de serviços aumente a demanda pelos aparelhos da marca, aquecendo a venda de dispositivos.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui nagazetadobairro

Compartilhe:
Publicado em:
Atualizado em: