A Amazon é uma das maiores empresas de sucesso na era digital, atuando em diversos segmentos e dominando o mercado em vários países. No primeiro trimestre de 2020, a gigante do e-commerce faturou mais de 75 bilhões de dólares, um crescimento de 26.39% em relação ao ano anterior. Mas o que está por trás desse sucesso? Por que os clientes da Amazon dão preferência aos seus serviços? A resposta está relacionada à forma como a empresa trata os dados de seus usuários. Big tech e big data caminham lado a lado, e a Amazon não é diferente. Para personalizar campanhas, prever tendências e muito mais, a empresa não mede esforços para coletar os dados de seus usuários, utilizando suas plataformas de streaming, assistente virtual e outros serviços para efetuar essa coleta. Mas não basta apenas coletar informações básicas sobre os usuários. A Amazon vai além, utilizando instrumentos de machine learning e inteligência artificial para estender seus esforços de data mining. Mesmo em casa, fazendo atividades que nada têm a ver com suas jornadas de compra, os clientes podem gerar informação para a empresa. Além disso, a Amazon é a maior referência no setor de e-commerce, com seu website sendo a porta de entrada para o usuário. É lá que os interessados deixam seus dados de contato e endereços, assinam serviços e deixam evidente suas preferências de compra. Por meio de um algoritmo que analisa as compras realizadas pelo usuário, sua lista de desejos, suas avaliações e dados provenientes de outras fontes, a Amazon oferece recomendações personalizadas, responsáveis por cerca de 35% das compras efetuadas. Independentemente do produto ou serviço que o cliente da Amazon utiliza, suas informações se tornam combustível para maximizar as receitas da empresa. Anotações no Kindle são analisadas para entender o sentimento dos leitores, enquanto buscas em dispositivos Echo revelam seus interesses mais recorrentes. É assim que a empresa vai mapeando o comportamento de seus consumidores e criando gatilhos cada vez mais sedutores. A estratégia da gigante americana segue rendendo frutos em um momento de ampla discussão em torno do uso de dados de clientes para fins de marketing. Acompanhar a repercussão das ações de um líder mundial é crucial para entender a dinâmica do mercado moderno. E adotar uma postura transparente é um elemento fundamental para construir relações positivas com o consumidor. Em resumo, a Amazon é uma empresa que utiliza big tech e big data para coletar e analisar informações sobre seus usuários, personalizando campanhas e oferecendo recomendações personalizadas. Seu website é a porta de entrada para o usuário, onde suas preferências de compra são evidenciadas. Independentemente do produto ou serviço utilizado, as informações dos clientes se tornam combustível para maximizar as receitas da empresa. E a transparência é fundamental para construir relações positivas com o consumidor.

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