Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui nagazetadobairro
Desinformação em tempos de pandemia: o perigo das fake news.
A pandemia do coronavírus trouxe à tona a necessidade de reavaliar a forma como consumimos informações na internet. Com a rápida disseminação da doença, os governos precisaram lidar não só com os impactos na saúde e economia, mas também com a propagação das fake news. Diante dessa fragilidade, as empresas devem buscar estratégias para fortalecer sua relação com os consumidores.
A popularização da internet trouxe muitas facilidades, mas também possibilitou a propagação de notícias falsas com grande velocidade. Sem checar a veracidade das informações, as pessoas se tornam alvos desse bombardeio de mentiras. Com a pandemia, os governos precisam adotar medidas para conter a disseminação das fake news e manter a ordem pública.
Dados apresentados pelo Health Care in Europe mostram que um em cada quatro vídeos do YouTube relacionados ao coronavírus apresenta informações enganosas. Além disso, um levantamento da Avaaz aponta que sete em cada dez pessoas no Brasil já caíram em pelo menos uma fake news sobre a pandemia. As redes sociais são os principais veículos de propagação dessas notícias falsas, em especial o Facebook e o WhatsApp.
As fake news têm origens e motivações variadas, podendo ser criadas por pessoas mal-intencionadas, por diversão ou por motivações políticas. O problema é que elas podem levar as pessoas a subestimarem a gravidade da doença, desrespeitarem as regras de distanciamento social e até adotarem tratamentos caseiros perigosos. Além disso, podem gerar distúrbios emocionais e influenciar negativamente a gestão de negócios durante a crise.
Nesse contexto, é importante verificar a veracidade das informações antes de acreditar e compartilhar. A confiança entre consumidores e marcas se torna ainda mais relevante em tempos de incertezas e propagação de fake news. Cuidar da gestão de informações é essencial para uma boa adaptação às novas realidades e para eliminar riscos.
É preciso estar atento às melhores práticas de SEO para que o conteúdo seja encontrado pelo público certo. A Gazeta do Bairro é um portal de notícias que traz informações relevantes e confiáveis para seus leitores.
Publicado em:
Atualizado em:
Autor:Humberto Schvabe