A pandemia da covid-19 pegou muitas empresas de surpresa, fazendo com que elas se adaptassem a uma nova realidade. Isso gerou uma grande incerteza para os colaboradores, que ficaram preocupados com o futuro dos negócios e a sobrevivência da empresa. Infelizmente, muitos gestores não tiveram tempo de planejar uma nova estratégia e, por isso, ainda não conseguiram explicar as mudanças necessárias para manter a eficiência da equipe.
É preciso entender que comunicar e explicar são coisas diferentes. A explicação exige cuidados e passos específicos, como levantar as possibilidades de mudança, identificar riscos e comunicar de forma clara e transparente. É fundamental que os gestores sejam honestos e apresentem todas as informações relevantes para que os colaboradores entendam o que está acontecendo.
Um artigo da Harvard Business Review destaca que explicar a razão por trás das mudanças é uma forma de trabalhar com empatia e melhorar a persuasão durante o processo de comunicação. Por isso, é importante que os gestores sejam capazes de deixar evidente para cada funcionário quais são as expectativas, as alterações em cada setor e o que a empresa espera deles.
Durante a comunicação organizacional, é importante que os gestores prestem atenção nas preocupações de seus colaboradores e esclareçam todos os detalhes. É interessante ter um responsável para dar as notícias aos colaboradores, o que ajudará a direcionar a atenção para uma pessoa específica e a garantir que esses profissionais estejam engajados e produtivos.
Para ter uma comunicação eficiente, é importante que os gestores estejam sensíveis ao momento delicado que estamos vivendo. Conversar periodicamente com os colaboradores, entender seus desafios e dificuldades e fornecer o suporte necessário são práticas fundamentais para manter a equipe engajada e produtiva. Além disso, é importante manter um diálogo para identificar os gargalos e possíveis soluções para cada um deles.
O líder tem um papel fundamental no momento de explicar mudanças para a equipe. Ele não será apenas a pessoa que apresentará a novidade, mas também precisa construir uma relação de confiança entre funcionário e empresa, para melhorar a compreensão dessa informação e garantir que esses profissionais estejam engajados e produtivos diante suas respectivas atribuições.
Por fim, enfrentar uma crise como a pandemia exige gestores que consigam se reinventar e se adaptar às novas necessidades dos clientes. Uma gestão diferenciada é fundamental em momentos tão delicados como esse. É preciso estar atento aos pontos essenciais e seguir as melhores práticas para uma boa gestão durante uma crise.
Lembre-se, a comunicação transparente e clara com os colaboradores é fundamental para manter a equipe engajada e produtiva. Só assim será possível enfrentar os desafios impostos pela pandemia e garantir a sobrevivência dos negócios.
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Humberto Schvabe
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