O pagamento sem contato é uma alternativa cada vez mais presente no mundo todo, mas ainda está em fase de disseminação no Brasil. Aqueles mais antenados com a tecnologia e conscientes sobre a segurança do processo já estão aptos e acostumados, mas para muitos, essa é uma realidade distante. No entanto, com a crise provocada pela covid-19, o simples ato de pagar uma compra no cartão de crédito, do modo tradicional, deve ser questionado. O contato com máquinas que foram manuseadas por milhares de outras pessoas pode ser um risco e a transmissão dessa forma é real. Por isso, o pagamento sem contato pode ser uma alternativa mais segura e higiênica. As grandes metrópoles são um exemplo interessante para observarmos o comportamento dos consumidores em relação ao pagamento sem contato. A tecnologia não é exclusiva aos grandes centros, mas o dinamismo característico do estilo de vida das grandes cidades é um aspecto que agiliza o engajamento com novos recursos. Durante a fase de adaptação, a crise da covid-19 surgiu como um fator de aceleração. Antes um recurso que ainda gerava dúvidas e que estava sendo pouco a pouco adotado, o pagamento sem contato vive um momento de crescimento em seu uso, muito por uma questão de higiene. Atualmente, já há estudos que mostram uma adesão em massa. Confira estes números: 3/4 dos consumidores afirmaram usar pagamento sem contato mensalmente (Banking and Payments Federation Ireland); o uso do pagamento sem contato deverá crescer de 6 a 8% na comparação ao período pré-pandemia (ABI Research); a previsão é de que mais de 110 milhões de cartões de pagamento sem contato sejam emitidos em 2020 (ABI Research); nas primeiras duas semanas do plano de desconfinamento em Portugal, o crescimento do pagamento sem contato foi de 64% (REDUNIQ Insights). É sempre importante avaliar o presente para projetar o futuro, especialmente quando tratamos de questões comportamentais. Há algum tempo o pagamento sem contato é realidade, e uma prova disso é que há uma estimativa de que 70% das máquinas de cartões no Brasil já aceitem esse recurso. No entanto, a prática é de uma adesão ainda devagar, mas que pode também sofrer um “boom” em terras brasileiras. Os países que já começam o período de transição entre quarentena (ou lockdown) para o desconfinamento, têm utilizado mais o recurso e a razão é simples: agora é a hora de mudar os hábitos em prol do máximo de segurança sanitária para evitar a contaminação. As companhias de cartão de crédito já têm trabalhado na divulgação do pagamento sem contato há alguns anos no Brasil, e a ideia era realmente apresentar a tecnologia aos poucos. No entanto, diante do cenário global, essa prática se tornou uma necessidade urgente, muito mais do que um novo recurso que pode agilizar o cotidiano do consumidor. Para estimular o uso do pagamento sem contato, as empresas devem investir em publicidade para o novo recurso, sempre contextualizando o uso desse tipo de pagamento com os novos hábitos. A necessidade de práticas higiênicas é um gancho para, cada vez mais, vermos os números de uso no Brasil crescerem. Além da publicidade, incentivos como descontos, programas de milhas com pontuação potencializada a quem pagar sem contato, entre outras vantagens, devem ser oferecidos. Ao mesmo tempo em que as empresas terão vantagens, esse estímulo resultará em impactos muito positivos à saúde pública, com um hábito capaz de reduzir riscos de contaminação pela covid-19. Mesmo com a adesão crescente no mundo todo, ainda há objeções a serem vencidas. É comum que consumidores se sintam desconfiados e inseguros com tecnologias relacionadas a pagamentos, já que sempre há riscos de fraude. Superar isso é o caminho para mudar de vez os costumes. Por mais que muitas máquinas de pagamento já aceitem o recebimento sem contato, os comerciantes e funcionários nem sempre têm esse entendimento. É importante que o comércio e o varejo estejam qualificados, o que ajuda a estimular o novo hábito. Além disso, os consumidores ainda precisam de mais informação sobre o método de pagamento sem contato. Esse é um trabalho de educação sobre o assunto, eliminando as dúvidas e garantindo que as pessoas se sintam seguras, principalmente sobre os riscos — quase inexistentes — de fraude. Não há dúvidas sobre a eficácia, funcionalidade e conveniência do pagamento sem contato. Se ele já era uma ótima alternativa enquanto vivíamos uma vida normal, se tornará ainda mais valioso agora que o mundo está sofrendo muitas mudanças. Com informação e a devida divulgação, um novo hábito importante está na iminência de se concretizar. Projetar a vida após o coronavírus tem sido um exercício diário e também um grande desafio. No momento, conferir uma visão abrangente sobre o tema é essencial.

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