Publicidade digital em tempos de pandemia

Anúncios online na pandemia: queda ou aumento?

A pandemia causada pelo coronavírus transformou a forma como as empresas conduzem seus negócios. Com as mudanças nos processos internos e a necessidade do home office, muitas organizações precisaram cortar investimentos, incluindo as estratégias de marketing. Como resultado, muitas empresas reduziram seus investimentos em anúncios online durante a pandemia, limitando cada vez mais a atuação da comunicação online.

Infelizmente, essa é uma tradição entre as empresas: quando as coisas apertam, muitas reduzem os esforços de marketing. Mas será que essa é a melhor estratégia?

Queda ou aumento? O que tem acontecido com anúncios online

Empresas de todos os portes e mercados foram afetadas pela pandemia do coronavírus. Com a redução do consumo, da busca e da rentabilidade do negócio, muitas tiveram que revisar seus hábitos e mudar seus investimentos. Foi aqui que começou a queda dos anúncios online.

Embora seja fácil anunciar no Facebook ou no Google, parar esse investimento é igualmente simples. As empresas geralmente investem altas quantias nessas ferramentas para expandir sua abrangência e aumentar sua carteira de clientes. No entanto, quando as coisas não estão boas e é necessário cortar gastos, o investimento em anúncios é uma das primeiras áreas a sofrer cortes.

A queda na área de anúncios foi notada principalmente nos países que estão tomando ações mais agressivas para prevenir a covid-19. O analista Michael Nathanson, da MoffettNathanson, escreveu que, considerando a redução dos investimentos em várias plataformas, é esperado que outras ferramentas também sintam uma desaceleração significativa nos investimentos em anúncios por parte das empresas.

Anúncios para dispositivos móveis sofreram mudanças, mas nem tão negativas

Além dos anúncios criados para desktops, aqueles focados em dispositivos móveis também sofreram uma redução. No entanto, o sucesso desse modelo de anúncio também é relativo. Com a pandemia e a quarentena, intensificou-se o uso do celular. O aumento das visualizações é uma realidade, e isso pode representar o crescimento do uso de dispositivos móveis pela população, para ocuparem seu tempo durante o período de isolamento.

A previsão é de que as empresas identifiquem o investimento em anúncios para mobile a longo prazo como sendo uma boa alternativa.

O que impactou a performance nos anúncios

De acordo com o índice de Vendas de Marketing de Afiliados Pepperjam, os relatórios mostraram um declínio nas vendas, ao mesmo tempo em que o desempenho em vários segmentos do mercado de afiliados continuou crescendo. Alimentos e bebidas tiveram um aumento de 352%, enquanto o mundo fitness cresceu 114%. A área de saúde e beleza marcou um aumento de 100%, e o segmento de computadores e eletrônicos caiu 14%. Um outro segmento que caiu consideravelmente foi o de viagens, com 85% a menos.

O impacto na performance dos anúncios se dá, principalmente, pela situação das empresas: algumas reduziram drasticamente os investimentos em marketing para conseguirem diminuir os esforços financeiros da organização. Outras, por sua vez, identificaram nesse momento a oportunidade de conquistar um mercado que, até então, ainda não havia tido tempo ou oportunidade para olhar para novos horizontes.

Conclusão

Embora muitas empresas tenham reduzido seus investimentos em anúncios online durante a pandemia, essa pode não ser a melhor estratégia. Com o aumento do uso de dispositivos móveis e a mudança nos hábitos de consumo, investir em anúncios para mobile pode ser uma boa alternativa a longo prazo. Além disso, algumas empresas identificaram nesse momento a oportunidade de conquistar um mercado que ainda não havia sido explorado. É importante que as empresas observem o mercado, a busca dos clientes e as oportunidades nesse momento para se manterem competitivas e se adaptarem às mudanças na forma como as pessoas consomem e trabalham.

O objetivo é superar este momento e sair ainda mais fortes da crise, mas também é importante pensar no impacto emocional da crise e para isso, desenvolver a resiliência.

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