A pandemia do novo coronavírus pegou muitas empresas de surpresa, e agora muitas delas não sabem se conseguirão sobreviver à crise. Mas, afinal, o que pode ser feito para driblar as dificuldades e manter as portas abertas em um momento tão delicado como esse? A resposta é simples: inovação no modelo de negócio. No entanto, esse processo não é fácil e nem rápido. É preciso muito planejamento, estudo e testes para encontrar as melhores alternativas para cada tipo de empresa. A boa notícia é que as mudanças já começaram a acontecer. Muitos negócios tiveram que se adaptar para continuar atendendo seus clientes. Algumas das modificações mais comuns que estamos vivenciando incluem a adoção de serviços de entregas, o ensino à distância, a abertura de marketplaces para pequenos negócios e a mentalidade digital. A mentalidade digital, aliás, é mais do que necessária neste momento. Os consumidores estão mais conectados durante a quarentena, e as empresas precisam estar nos meios digitais para conseguir se comunicar com essas pessoas. Serviços básicos como supermercado e farmácia tiveram um aumento considerável da demanda via e-commerce. O marketing digital também se torna necessário. Esse é o momento de as empresas se fortalecerem nas redes sociais, melhorarem sua relação com os clientes e, possivelmente, garantirem uma melhor competitividade, sem deixar de lado a empatia e compaixão com o momento que vivemos. A busca pela inovação no modelo de negócio se tornou uma necessidade para as empresas de todos os setores e dos mais diversos portes. O modelo tradicional de consumo já mudou com a necessidade do isolamento social e o fechamento de alguns tipos de negócio para o público geral. Isso está fazendo com que, de forma rápida, os empresários busquem por alternativas diferenciadas para conseguir continuar funcionando enquanto respeitam as normas de saúde e segurança determinadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É importante ter a consciência de que, mesmo quando a crise passar, é necessário continuar trabalhando com a inovação do modelo de negócio e ter uma estrutura que permita a flexibilidade, principalmente para situações de crise e problemas inesperados, como os que estamos enfrentando agora. Ter essa fluidez dentro da empresa garante que o negócio se adapte às mais diversas situações, e isso dá aos empreendedores a chance de reformular e continuar de portas abertas de forma sustentável. A necessidade de inovação no modelo de negócio pode trazer um desconforto para os empresários, e isso é perfeitamente normal. No entanto, é fundamental para garantir o crescimento e o desenvolvimento do negócio, em qualquer situação. O momento de crise pode ser o que faltava para repensar a estrutura da empresa e encontrar alternativas que fazem mais sentido, considerando não só a necessidade dos clientes, como também os possíveis investimentos em tecnologia. Por fim, é importante avaliar se o mercado, as tendências e os consumidores ainda estão respondendo positivamente ao modelo de negócio da empresa. Aproveite a visita ao nosso blog e leia mais sobre A Teoria do Cisne Negro aplicada ao coronavírus. E lembre-se: a inovação é a chave para a sobrevivência das empresas em tempos de crise.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui nagazetadobairro

Compartilhe:
Publicado em:
Atualizado em: