Com a disseminação do novo coronavírus no Brasil, muitas empresas tiveram que adotar novas medidas para manter seus negócios e seus colaboradores seguros. Uma dessas medidas foi o home office, ou teletrabalho, que se tornou uma opção para empresas de todos os portes e indústrias.
O home office é trabalho domiciliar e se equipara ao trabalho convencional desenvolvido na sede da empresa, segundo o artigo 6º da CLT. Por isso, as empresas precisam manter o controle de jornada mesmo quando o trabalhador está em casa. Além disso, pela legislação atual, as empresas ficam responsáveis pela saúde e segurança dos funcionários quando estão realizando trabalho domiciliar.
Segundo pesquisa da Sobratt, houve um aumento de 22% na adoção do home office em relação a 2016, principalmente na indústria de Tecnologia da Informação. A prática mais comum é que as empresas forneçam o hardware necessário e orientem sobre ergonomia e condições de conectividade. O mesmo estudo também indica que 28% das companhias empregam PCD por meio dessa modalidade de trabalho.
Para implementar essa prática, cada organização precisa criar suas regras, definir as entregas e alinhar quais serão as ferramentas de comunicação. Produzir à distância exige uma integração entre RH, jurídico e gestores para criar a sua política de home office, a partir dos dados demográficos de seus profissionais, metas e prazos.
Durante o home office, os colaboradores mantêm os mesmos direitos e deveres do que no trabalho convencional. A jornada de trabalho, horário de almoço e intervalo continuam a valer, assim como os equipamentos fornecidos pela empresa. Quanto aos benefícios, tudo depende da negociação, seja ela coletiva ou direta.
Apesar dos desafios, o home office pode trazer benefícios como a redução de tempo de deslocamento, flexibilidade de horário e estreitamento dos laços familiares. Porém, é importante buscar equilíbrio e bem-estar digital para manter a produtividade.
Diante da crise do novo coronavírus, o home office se tornou uma opção viável para manter a economia movimentada e a segurança dos colaboradores. Cabe às empresas adotar as medidas necessárias para garantir a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos.
Fonte: gazetadobairro.com.br
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Humberto Schvabe
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