O tráfego mobile tem sido o foco do mercado desde que o Google incentivou o mobile first em 2015. Agora, em 2020, o tráfego mobile tem imperado na web, com um aumento de 30,6% em comparação com a queda de 3,3% no tráfego oriundo de desktops. O comportamento dos visitantes também tem mudado, com usuários ficando menos tempo nas páginas, o que impacta nas métricas de conteúdo, engajamento e interesse. O relatório da SimilarWeb revela que o tráfego nos maiores 100 sites aumentou 8% em relação a 2018, com uma média de 223 bilhões de visitas por mês. Embora o aumento do tráfego seja impulsionado pelo mobile, os visitantes não ficam muito tempo nos sites. Além disso, o mobile é a plataforma escolhida para categorias como sites adultos, de jogo, comida e bebida, pets, saúde, comunidade e sociedade, esportes e estilo de vida.
O relatório Cisco Mobile Data Traffic Forecast prevê um aumento exponencial do tráfego mobile, atingindo um zettabyte ao final de 2022. A previsão é que o tráfego móvel cresça 17 vezes nos próximos cinco anos e seja responsável por 20% do tráfego em 2022. Segundo a Cisco, a velocidade de conexão dos smartphones será maior que 40 Mbps em 2022, com o móvel dominando 90% do tráfego mobile. O estudo também aponta para uma diminuição da participação de tablets e laptops e um rápido declínio de portáteis e não smartphones nessa categoria de tráfego. A previsão para 2022 é que o tráfego móvel alcance marcas incríveis, como 77 bilhões de gigabytes de total de dados e 1,5 dispositivos móveis per capita.
Os dispositivos móveis são ferramentas importantes para que clientes verifiquem produtos, preços e outras lojas enquanto avaliam uma compra. Segundo o The Drum, 2019 E-commerce Year in Review, 65% do tráfego e 53% das conversões de vendas do e-commerce norte americano vieram do mobile. No Brasil, os usuários lideram em horas de uso e puxam para cima a curva de downloads de apps, sendo usados para games, finanças e compras. Cada vez mais, o acesso à informação, diversão, contato e negócios será através dos dispositivos móveis.
Para ter sucesso em estratégias de marketing, é preciso incluir o mobile no centro de todo o planejamento. É importante lembrar que desktops e laptops ainda existem, mas todos os elementos dos sites e campanhas precisam ser amigáveis no mobile. É necessário ter um design amigável ao toque, números de telefone em texto codificados corretamente, menus apropriados ao mobile com mais espaçamento e clareza. O crescimento do tráfego mobile ainda traz um grande desafio: manter os usuários mais tempo nos aplicativos da empresa.
Em conclusão, o tráfego mobile tem sido uma tendência crescente nos últimos anos e continuará a ser nos próximos. É fundamental que empresas estejam preparadas para esse crescimento e adaptem seus sites e campanhas para o mobile, a fim de obter sucesso em estratégias de marketing e aumentar as conversões de vendas.
Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui nagazetadobairro
Publicado em:
Atualizado em:
Autor:
Humberto Schvabe
Humberto Schvabe