O relatório Gender 3000, lançado pelo Credit Suisse, apresentou uma relação direta entre a presença de mulheres em cargos de liderança e o desempenho das empresas no mercado de ações. A análise foi realizada em cerca de 3.000 empresas em 56 países, no período de 2012 a 2019, e revelou que empresas com mais de 20% de gerência feminina tiveram ações com resultados 5% melhores do que as empresas com apenas 15% de mulheres na gerência. No entanto, apesar da revolução feminina no mercado de trabalho, ainda há empresas que não estão preparadas para acolher e estimular suas colaboradoras. A cultura empresarial e a estrutura física podem ser fatores determinantes na contratação e permanência de mulheres nas equipes. Além disso, alguns obstáculos ainda são enfrentados pelas mulheres em cargos de liderança, como a maternidade e o estereótipo emocional. No entanto, pequenas mudanças na cultura da empresa podem fazer a diferença na inclusão e crescimento de mulheres nos cargos de liderança. Estudos mostram que a diversidade de gênero nas equipes pode aumentar a produtividade das empresas e conquistar resultados mais positivos. Para isso, é preciso entender as demandas do mercado e ajustar a cultura empresarial para acolher e estimular cada vez mais mulheres em suas equipes. A evolução feminina no mercado de trabalho não para e é importante acompanhar essa tendência para garantir o sucesso das empresas.
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Humberto Schvabe
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