A importância do marketing em tempos de crise

Em tempos de crise, como o que vivemos recentemente com a pandemia de Covid-19, muitas empresas tiveram que adotar o Home Office como medida de prevenção e adaptação a um novo cenário. Esta crise afetou a todos e a vida profissional sem exceção. Empresas foram postas à prova, e muitas passaram por um período de poucas vendas e aperto financeiro. Porém, é importante lembrar que o marketing continuou sendo extremamente importante. O desafio foi se adaptar rapidamente, pois mais do mesmo não era suficiente. Nesse contexto, foi necessário pensar em duas frentes distintas: o que era preciso fazer para mitigar os problemas imediatos e como agir naquele momento para evitar prejuízos futuros. As marcas foram testadas e a maneira como lidaram com a situação foi observada atentamente. O departamento de marketing teve que adaptar o seu conteúdo para atender às necessidades imediatas das pessoas e acalmá-las. Além disso, foi essencial ficar próximo da diretoria para divulgar ações positivas e monitorar de perto as evoluções do cenário. Em relação à geração de demanda, a realidade foi aceita: o momento seria de dificuldades para quase todos nós. No entanto, era importante ser criativo e conseguir aproveitar cada oportunidade possível. Foi a hora de usar os conteúdos informativos no processo de venda, fazer um levantamento das principais objeções atuais e criar materiais de meio e fundo de funil para contorná-las, oferecer descontos ou condições especiais de pagamento e reverter parte da estratégia de mídia paga do fundo para o meio ou topo. É importante lembrar que mesmo momentos de crise passam e que é preciso estar preparado para voltar com tudo. Por isso, as atividades rotineiras do marketing não devem parar. A construção da marca, reputação e audiência duram no tempo e elas não deixaram de existir. Por isso, foi importante encarar esse teste de fogo para sua marca sendo útil, relevante e ajudando os outros, criando um impacto positivo permanente. Por fim, é crucial cuidar do time. Momentos de incerteza são complicados para todos e requerem grandes esforços e sacrifícios. Por isso, é importante prestar atenção na saúde física e mental dos funcionários, fazer reuniões frequentes e estar disponível para ajudar. Lembre-se: vivemos um momento único, mas ele foi temporário. Com as medidas certas, foi possível superá-lo e sair com uma reputação positiva no futuro. Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na gazetadobairrogazetadobairro
Compartilhe:
Publicado em:
Atualizado em: