Gerenciando colaborador carente: um desafio.

Como lidar com colaboradores carentes e criar um ambiente de trabalho saudável

Um dos maiores desafios para líderes é criar um ambiente de trabalho seguro psicologicamente para seus colaboradores. É fundamental que os profissionais se sintam à vontade e tranquilos para produzir mais e estarem satisfeitos com o ambiente onde passam boa parte do dia. No entanto, é comum encontrar colaboradores carentes que exigem mais atenção e cuidado nas relações do dia a dia. Como lidar com esse tipo de profissional? Quais são as melhores estratégias para evitar que o colaborador carente afete a rotina de trabalho e a de seus colegas? Qual é o papel e as dificuldades do líder da equipe nesse momento?

Discutir essas questões é essencial para conciliar a criação de um ambiente saudável e confortável para o colaborador carente e ajudá-lo a lidar com os sintomas da carência sem diminuir ou ignorar o peso psicológico que essa demanda pode trazer tanto para ele quanto para o gestor.

Reconhecendo a carência

Existe uma grande dificuldade por parte das pessoas carentes em se reconhecerem dessa maneira. A ciência comportamental mostra que pessoas muito talentosas apresentam, em sua maioria, insegurança em relação ao seu potencial. A expressão criativa desses colaboradores é advinda da sua capacidade de experimentar e expressar emoções profundas e intensas, o que pode refletir em outras áreas da vida, como nas relações de trabalho.

Porém, é preciso abordar essa questão com cuidado e paciência. Para ajudar o colaborador a ter mais consciência de seus sentimentos, é necessário adotar estratégias diferenciadas. É preciso enxergar alternativas para que o colaborador saiba como está lidando com as cobranças e as expectativas, e que ações pode tomar para melhorar sua autoestima, comportamento e performance.

A cultura da empresa

A cultura da empresa pode ser um fator determinante para que o colaborador seja capaz de identificar sua carência e trabalhar seus sentimentos da melhor forma possível. Para isso, o gestor pode realizar algumas investigações.

Conscientização do colaborador

É interessante entender se o colaborador tem ou não consciência de sua carência dentro da empresa. Muitas vezes, as pessoas com essa demanda emocional alta a identificam como normal, não percebendo que outros colegas podem ter limites diferentes e formas distintas de lidar com essas questões no dia a dia. O gestor pode abordar o problema de forma sutil, conversando com o colaborador sobre seu valor e importância para equipe e deixando claro que ele é uma peça importante para a empresa. Em seguida, é interessante avaliar o comportamento do colaborador, certificando-se de conferir sua reação em relação a cada novo tópico levantado.

Trate seus colaboradores carentes como pessoas fortes

Olhar para uma pessoa carente como se ela fosse frágil pode piorar ainda mais a relação do colaborador com a empresa e sua autoestima. É importante olhá-lo como uma pessoa forte, distinguindo a fragilidade do excesso de sensibilidade. O gestor precisa criar uma relação de confiança com os colaboradores, para que eles se sintam à vontade de abrir seus sentimentos e estejam abertos para ouvir as considerações que serão realizadas pela liderança.

Criando um ambiente receptivo

Apesar de um colaborador carente poder ser um ponto de estresse para toda a equipe, é fundamental que os gestores criem um ambiente muito receptivo para essas pessoas. É preciso conversar com toda a equipe e alinhar que não faz parte da cultura da empresa e nem das boas práticas do negócio fazer fofocas sobre um colaborador carente. Os outros funcionários precisam ter sensibilidade e tato para lidar com esse colega e as diversas situações, enquanto a liderança está trabalhando para resolver o problema de forma definitiva. Esse alinhamento com a equipe se torna necessário para entender como essa dinâmica os afeta e o que precisa ser melhorado, garantindo que toda a empresa esteja comprometida com a criação de um ambiente acolhedor e mais receptivo para os seus funcionários.

Promoção à saúde mental

A liderança precisa identificar as dificuldades emocionais como algo necessário a ser trabalhado e cuidado. O estímulo a uma boa saúde mental dentro da empresa é fundamental para garantir que toda a equipe seja capaz de lidar com seus sentimentos e desenvolver os aspectos necessários para se manter saudável. Ações de promoção à saúde mental são necessárias e precisam ser um investimento da empresa para garantir não só a qualidade de vida dos colaboradores, mas também um ambiente de trabalho receptivo e acolhedor.

Conclusão

Lidar com colaboradores carentes pode ser um grande desafio para líderes, mas é fundamental criar um ambiente de trabalho seguro psicologicamente para seus colaboradores. Reconhecer a carência, tratar os colaboradores como pessoas fortes, criar um ambiente receptivo e promover a saúde mental são estratégias que podem ajudar a lidar com essa situação. A liderança precisa ser referência dentro da empresa para inspirar os colaboradores e auxiliá-los a desenvolver suas habilidades emocionais. Com essas ações, a empresa pode criar um ambiente mais saudável e produtivo para todos.

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