Estamos vivendo um momento sem precedentes, onde a pandemia do Coronavírus impactou todos os setores da economia, incluindo o ecossistema de marketing no Brasil. Com a incerteza pairando no ar, sete líderes reconhecidos do mercado foram questionados sobre como a crise afetará o setor, a curto e longo prazo.
As respostas foram variadas, mas todas convergem para a necessidade de adaptação e inovação no mundo do marketing. Com as mídias tradicionais sofrendo um grande impacto negativo, as empresas precisam focar em como suas marcas são vistas, mostrando apoio aos clientes e ao público.
Além disso, a preocupação com o Retorno Sobre Investimento (ROI) se tornou ainda mais importante, obrigando o profissional de marketing a trabalhar lado a lado com o departamento financeiro. Por outro lado, o consumo de conteúdo online aumentará significativamente, o que pode criar um hábito duradouro para as pessoas que já estão acostumadas com o mundo digital.
A curto prazo, a pandemia deve criar uma cultura mais natural de trabalho remoto, aumentando a capacidade executiva do time. Além disso, o tempo livre das pessoas pode ser direcionado para o mundo digital, o que pode ser uma oportunidade para as empresas alcançarem seu público.
No longo prazo, a tendência é que haja uma corrida para compensar o tempo parado, o que pode gerar um overflow de informação muito grande. É provável que tudo fique um pouco mais saturado e seja mais difícil alcançar o público de evento, até porque a volta de encontros sociais diminui o tempo das pessoas.
Diante desse cenário, é preciso ser resiliente e estar aberto à inovação e à tecnologia. As empresas precisam criar novas parcerias e pensar em estratégias mais avançadas de marketing de relacionamento. Aprender com essa situação e evoluir é fundamental para enfrentar os desafios do futuro.
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Humberto Schvabe
Humberto Schvabe