Influenciadores virtuais que não são humanos são uma realidade e seu valor é incontestável. O Marketing de Influência é uma estratégia que capacita as marcas a se comunicarem com segmentações específicas. Nos últimos tempos, mais empresas têm construído suas identidades com figuras próprias, como a Lu, do Magazine Luiza, a Gal, da Gol Linhas Aéreas, e a Nat Natura, da Natura. Esses influenciadores virtuais são cativantes, têm linguagem ajustada ao público e interagem frequentemente com os seguidores, reforçando a estratégia de atuação. Por trás do trabalho desses influenciadores, há muita estratégia e uma atividade de monitoramento. A Lu do Magalu é um exemplo de sucesso na construção da identidade de marca. A Magazine Luiza é uma das mais importantes redes varejistas no Brasil, mas é necessário se comunicar da maneira certa para gerar interesse. A Lu é uma tentativa de criar uma personalidade para o Magazine Luiza e, ao mesmo tempo, ir ao encontro do tipo de tom e da linguagem que o público da marca espera. A interação frequente com os seguidores, o storytelling e a linguagem afetiva são as principais ferramentas de aproximação utilizadas pela Lu. A Nat Natura é outra personagem que leva o nome da marca que representa e carrega uma importante voz para difundir as causas sociais. A empresa tem se destacado abordando questões sociais e ambientais e a Nat Natura é uma jovem negra que se posiciona como influenciadora digital e consultora de beleza. A estratégia utilizada para a Nat Natura é muito similar à da Lu, com a linguagem acessível e nativa do digital, abordagem jovem e bem-humorada e convite à interação com os seguidores. A legislação de alguns países, especialmente a dos EUA, tem se mantido atenta a essa extrema semelhança de alguns influenciadores virtuais a pessoas reais. Isso tem gerado debates sobre a necessidade de identificação de todos esses personagens. No Brasil, ainda não há essa obrigação. Os influenciadores digitais devem ganhar ainda mais relevância em um futuro próximo, mas sua eficácia depende do entendimento de que eles são uma extensão da marca e precisam ter uma boa estratégia de Marketing por trás deles. Esses dois cases de sucesso são alguns dos que mais se destacam, mas há empresas para prestar atenção em 2020 que estão crescendo em outros aspectos. O Marketing de Influência é uma estratégia que deve ser explorada pelas empresas que desejam se comunicar com seu público de maneira mais efetiva. Com a criação de influenciadores virtuais, é possível reforçar a personalidade da marca e garantir engajamento dos seguidores.

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