A comunicação é um dos fatores mais importantes para a construção de um relacionamento e fidelização dos consumidores em empresas de diferentes segmentos. Com o aumento da concorrência, as empresas precisaram otimizar seus processos, incluindo a comunicação com os clientes, que deve ser cada vez mais diferenciada. Hoje, é primordial saber como entender os dados gerados pelos consumidores e prospects nas redes sociais para entregar uma experiência única e conquistar uma boa fatia do mercado. No entanto, é um erro pensar que basta olhar para os números, pois é necessário ter profissionais capazes de coletar, analisar, segmentar e criar estratégias em cima daquelas informações. O primeiro grande erro das empresas que estão investindo em dados é não ter uma equipe qualificada para trabalhar com essas informações. Esse é um grande gargalo para uma execução acertada dessa estratégia. Mesmo se a empresa estiver com dados valiosíssimos em mãos, a falta de colaboradores que sabem como entender dados inviabiliza a criação de estratégias realmente eficientes para a empresa. Por isso, é fundamental investir na formação e especialização desses profissionais, garantindo que a equipe responsável por essa área esteja realmente capacitada para entregar uma boa performance e também incutir em outros funcionários a importância de compreensão desses ativos. Uma matéria do Estado de Minas em 2018 trouxe informações sobre empresas que estão fazendo um bom uso de dados em suas estratégias e estão tendo resultados significativos por meio de uma análise minuciosa e a criação de ações cada vez mais certeiras. Nessa mesma matéria, foi levantada uma questão importantíssima: o uso dos dados para conhecer ainda mais seus consumidores e poder entregar o conteúdo correto, na hora correta, para cada uma dessas pessoas. Um outro erro muito comum é achar que apenas os profissionais focados nesses ativos nas suas atribuições diárias precisam saber como entender dados e suas possíveis aplicações. Todos os membros da equipe devem estar alinhados, entendendo quais dados são mais interessantes para a empresa e como eles são utilizados. A relevância desse aprendizado é enorme, pois é possível coletar dados valiosos em diversas situações no dia a dia, e, se toda a equipe estiver alinhada, será possível encontrar novas oportunidades em diferentes áreas de atuação. Com o aumento da informação e a necessidade de conhecer os consumidores, as empresas precisam investir em um modelo de análise estratégica de dados para conseguir manter a sua parcela de clientes ativa e satisfeita, fidelizando-a e reforçando o diferencial competitivo. A tecnologia está a favor das empresas que querem crescer, pois existem diversas ferramentas que ajudam na organização de dados, além de alternativas de estudo para profissionais que querem se especializar nessa área. Descobrir como entender dados e aplicar essas estratégias dentro da empresa é fundamental para o seu desenvolvimento. As empresas que fazem análise de dados conseguem se sobressair, e a concorrência está analisando esses números para poderem correr atrás do prejuízo. Nesse cenário, as pesquisas são fundamentais para levantar informações relevantes. Para se aprofundar no tema, confira nosso artigo sobre pesquisa de marketing e de mercado. É importante lembrar que a análise de dados deixou de ser um diferencial e passou a ser um requisito para as empresas que desejam crescer e se destacar no mercado.

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