O ano de 2019 foi repleto de mudanças profundas para os profissionais de marketing de conteúdo. No entanto, isso não incluiu a realidade aumentada, realidade virtual, podcasts, algoritmos ou qualquer outra palavra clichê brilhante que nós, profissionais do marketing, amamos tanto. Blog, vídeos e redes sociais ainda são o meio básico para se publicar conteúdo na internet, então não houve muitas mudanças nesse sentido. Mas o que podemos esperar para 2020? Minha previsão é que o Marketing de Conteúdo vai começar a morrer lentamente. Isso é ótimo, pois significa que estamos prontos para derrubar o muro que construímos entre o Marketing Tradicional e o Marketing de Conteúdo. Marketing é, acima de tudo, focado em trazer valor para o cliente. Conteúdo de valor é aquele que entrega o que o cliente quer, no momento e no contexto certos. Uma boa estratégia de marketing vai misturar todas as táticas em um único plano, focado em gerar valor para o cliente por meio de toda a jornada de compra. Uma coisa é certa: marcas vão precisar criar mais conteúdo do que nunca, de forma estruturada, para atrair suas próprias audiências. Ainda é um novo mundo, e muitas coisas vão mudar! O que vai mudar? Aqui estão meus palpites: 1. A diferença entre Marketing de Conteúdo e Inbound vai finalmente se tornar evidente. Enquanto o Marketing de Conteúdo é amplo e pode ter vários objetivos e estratégias, Inbound tem apenas uma: ser uma metodologia específica focada em atrair público, convertendo-os em leads e nutrindo-os. Não importa se é um funil ou um flywheel. Geralmente, é difícil diferenciar os dois porque eles se tornaram, ao mesmo tempo, amplamente usados e comentados, mas em um mundo em que todo marketing é sobre conteúdo (de valor), Inbound ainda vai existir como uma das melhores e mais específicas estratégias para gerar leads e oportunidades de vendas. 2. Branding vai ser sexy de novo. Sua marca é poderosa, ela traz pessoas para o seu site, curiosas para saber sobre você. Faz pessoas falarem de você. Para empresas em estágios iniciais, Jason Lemkin criou a definição de mini-brand: [Uma mini-brand é]… quando, pelo menos, um punhado de pessoas do núcleo do seu público-alvo começa a ouvir sobre você. Apenas alguns, poucos. E então, eles começam a vir até você, para aprender mais. – Jason Lemkin Muitos profissionais estão notando isso agora. Em resumo, 2020 será um ano de mudanças significativas no mundo do marketing de conteúdo. O Marketing de Conteúdo começará a morrer lentamente, e as marcas precisarão criar mais conteúdo do que nunca, de forma estruturada, para atrair suas próprias audiências. A diferença entre Marketing de Conteúdo e Inbound se tornará evidente, e o branding será sexy novamente. É um novo mundo, e muitas coisas vão mudar!

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