Tom e voz: a importância da comunicação autêntica das marcas
Quando se fala em marcas, é comum pensar em identidade visual. No entanto, há outro elemento que é igualmente importante, mas muitas vezes negligenciado: o tom e a voz da marca. Esses elementos definem a personalidade e a imagem que a empresa deseja invocar em seus clientes. A voz trata da personalidade da marca, enquanto o tom é a inflexão emocional que se aplica à voz e pode ser ajustado de acordo com a mensagem. Juntos, eles permitem que a empresa atravesse ruídos e cause uma impressão positiva e duradoura no público-alvo.
Atualmente, os consumidores não se baseiam apenas nas características do produto para tomar decisões de compra. As marcas precisam envolver seus clientes e se comunicar com eles de maneira eficaz. A maneira como a empresa fala com o cliente é determinante para a forma como ele vai se relacionar e se identificar com o negócio. Por vezes, algumas empresas não sabem identificar corretamente seu tom e voz, perdendo a mão na hora de se comunicar com o público.
Alguns exemplos de erros de comunicação incluem a Protein World, que em 2015 teve que lidar com uma onda de protestos após realizar uma campanha publicitária com anúncios que foram espalhados no metrô de Londres, na Inglaterra. A marca teve uma resposta incomum, publicando uma nota criticando os manifestantes em vez de se desculpar. A Pepsi também errou ao lançar um comercial com a modelo Kendall Jenner resolvendo um protesto com uma lata de Pepsi, o que foi visto como insensível pelo público. A marca de remédios para cólicas femininas, Novalfem, também causou polêmica ao criar uma ação denominada ‘’Mulheres #SemMimimi’’, estrelada pela cantora Preta Gil, que minimizou a dor das cólicas menstruais.
Empresas que determinam um tom e voz autênticos e coerentes com os valores e ideais da empresa têm mais chances de conquistar a confiança do público e, consequentemente, aumentar suas vendas. Porém, o humor precisa ser bem dosado, inteligente, com sensibilidade e respeito. Grandes marcas como Wendy’s e Dove já entenderam a importância de determinar seu tom e voz ao se comunicar com seus clientes. A Wendy's interage de forma divertida na internet, enquanto a Dove estimula o conceito body positive, celebrando os corpos normais e a diversidade.
Em resumo, a forma de comunicação estabelecida com o público dita como ele recebe a marca, se relaciona e se identifica com ela. Ter um tom de voz autêntico, coerente com os valores e ideais da empresa é fundamental para criar conexões profundas com a audiência. Ele deve estar representado em todos os pontos de contato da marca com o cliente, desde as redes sociais até o atendimento. Se bem planejado, o tom e voz podem tornar a empresa referência no mercado e alavancar suas vendas.
Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui nagazetadobairro
Publicado em:
Atualizado em:
Autor:
Humberto Schvabe
Humberto Schvabe