A tecnologia de comando de voz e alto-falantes inteligentes tem sido alvo de investimentos pesados pelas principais empresas de tecnologia do mundo. Essa tendência tem mudado a forma como as organizações se comunicam com seus clientes e como os ambientes físicos e virtuais se relacionam. Os assistentes de voz prometem elevar essa transformação para outro nível.
O recurso de comando de voz foi introduzido pela IBM na década de 1960 com o assistente de voz Shoebox. Desde então, passou por diversas evoluções até chegar aos dias atuais, com assistentes virtuais como Alexa, Siri, Cortana e Google Assistente.
As pessoas amam os assistentes de voz porque eles garantem praticidade no dia a dia e tornam a vida mais fácil. Os adolescentes são os que mais usam o comando de voz para realizar tarefas online regulares, mas o uso está se expandindo para todas as faixas etárias. Atualmente, cerca de 20% de todas as consultas são pesquisas por voz em dispositivos móveis, e esse número está crescendo.
As empresas de tecnologia estão investindo pesado na tecnologia de comando de voz para melhorar a comunicação, gerenciamento de tarefas, produtividade do trabalho e navegação online. Os assistentes digitais ativados por voz são capazes de alterar o curso de nossas interações diárias com dispositivos móveis e geram um fluxo de informações instantâneas entregues com um processo inteligente.
O Google Assistente é o assistente de voz utilizado com mais frequência e oferece notícias veiculadas por parceiros da marca. A Siri, assistente de voz do ecossistema Apple, trouxe inovações significativas com o lançamento do novo sistema operacional, o iOS 13. Cortana e Alexa também estão buscando se adaptar ao mercado brasileiro.
O uso da fala como elemento de integração entre mundo físico e virtual é uma tendência que já faz parte do nosso cotidiano. As empresas que se adaptarem a essa nova realidade e oferecerem diferenciais para o mercado terão mais chances de sobreviver.
Concluindo, os assistentes de voz são uma tendência que veio para ficar e estão moldando o nosso estilo de vida. As empresas de tecnologia estão investindo pesado nessa tecnologia para melhorar a experiência do usuário e fornecer informações ricas e corretas em tempo real. O desafio desse novo cenário digital é grande, mas também existem oportunidades para que as empresas façam com que as compras sejam mais fáceis e que as mãos livres funcionem a seu favor.
Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui nagazetadobairro
Publicado em:
Atualizado em:
Autor:
Humberto Schvabe
Humberto Schvabe