A Indústria 4.0 ainda é um conceito nebuloso para muitas pessoas, e as capacidades tecnológicas que já são desenvolvidas estão longe do grande público. No entanto, a IOTA Foundation está mudando esse cenário. A IOTA é a terceira geração da Blockchain, e, diferentemente do Bitcoin, ela é muito mais do que uma criptomoeda. Com o avanço dessa tecnologia, poderemos passar de uma lógica de transação B2B para Machine to Machine (M2M). A comunicação entre máquinas e a evolução das microtransações contribuem diretamente para a economia colaborativa. Rafael Presa, Market Developer da IOTA Foundation, fala sobre as estratégias em Marketing de Conteúdo da fundação para tratar de um assunto tão complexo e dá uma visão animadora sobre as possibilidades da IOTA.
A IOTA Foundation é uma fundação alemã que desenvolveu a terceira geração da Blockchain. A Blockchain mais famosa hoje é a do Bitcoin, que tanto ouvimos falar. O Bitcoin majoritariamente se estruturou como uma transação financeira, ele é um ativo financeiro. Já a IOTA tem uma criptomoeda que roda sob a plataforma DLT, chamada Tangle, um “emaranhado”. Esse emaranhado nos proporciona atuar muito específica ou prioritariamente no uso de Internet das Coisas. A IOTA tem uma capacidade escalável de transações, o que é fundamental para atender a demanda crescente de dispositivos conectados na Internet das Coisas. Até 2025, a Gartner estima que teremos 100 bilhões de dispositivos conectados na internet.
A IOTA veio para transformar a economia colaborativa. Com a tecnologia da IOTA, podemos ter máquinas com identidades próprias, descentralizadas, que transacionam com serviços ou produtos entre elas mesmas, dando suporte a uma economia compartilhada. Nesse cenário, temos condições agora de abrir vários tipos de serviços ou produtos e trabalhando a venda por meio de microtransações. Tudo isso para que possamos compartilhar um bem ou prestar um serviço.
A comunicação da IOTA Foundation é feita em um nível global. Temos que diversificar nossas frentes de ação na comunicação. Hoje, atuamos mais fortemente nas mídias sociais. Estamos no Twitter, LinkedIn e essas redes são uma fonte de comunicação de primeiro impacto. Passado esse momento, outro tipo de comunicação que desenvolvemos é mais centrado em quem realmente está interessado. Ela é feita pelo Discord, um canal de comunicação direta que conta inclusive com os próprios integrantes da fundação IOTA. Temos o Discord aberto e ele possui várias frentes: tecnologia, pesquisa, desenvolvimento, aplicação de casos de uso. Outra vertente interessante é também o Marketing de Conteúdo, porque como às vezes atendemos em diversas frentes industriais, precisamos criar conteúdos relevantes para atrair o interesse desses participantes.
A IOTA Foundation está mudando o cenário da economia colaborativa. Com a tecnologia da IOTA, podemos ter máquinas com identidades próprias, descentralizadas, que transacionam com serviços ou produtos entre elas mesmas, dando suporte a uma economia compartilhada. A capacidade escalável de transações da IOTA é fundamental para atender a demanda crescente de dispositivos conectados na Internet das Coisas.
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Humberto Schvabe
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