A estratégia de modelos freemium pode ser considerada um sucesso nos dias de hoje, apesar de muitos profissionais de administração, finanças e marketing ainda não entenderem completamente como essa abordagem gera lucro. Para entender melhor como surgiu essa tendência e como ela se torna lucrativa, é necessário voltar um pouco no tempo, mais precisamente na década de 1980, quando surgiram os softwares chamados freeware e shareware. Esses programas eram distribuídos gratuitamente em disquetes pelo correio e o cliente só pagava por eles se quisesse retribuir o desenvolvedor ou precisasse de alguma funcionalidade adicional. Com a popularização da internet, essa prática foi formalizada e simplificada, dando origem ao modelo freemium. Esse modelo oferece uma versão limitada, mas funcional de um programa, jogo ou aplicativo e coloca atrás de um paywall com mais capacidades e funcionalidades. A ideia é que não haja qualquer barreira para que o cliente experimente o produto ou serviço, tornando-se parte da base de usuários gratuitamente e só decide por ser um consumidor pagante se sentir vontade ou necessidade de funções extras ou mais recursos. O modelo freemium se tornou popular com smartphones e é o principal modo de monetização em uma plataforma na qual os usuários ainda apresentam resistência a gastar dinheiro. Empresas como o Spotify, que oferece streaming de música, utilizam essa estratégia para atrair novos usuários. Em 2018, o Spotify alcançou 207 milhões de usuários ativos mensalmente, sendo que 96 milhões são assinantes premium, e o faturamento foi de 1,32 bilhões de euros na modalidade premium por assinatura e 175 bilhões de euros na modalidade free. Para que uma empresa possa oferecer um modelo freemium de seu produto ou serviço, é importante que ela se prepare para isso. A infraestrutura é uma das maiores preocupações para empresas que apostam nesse modelo, por isso elas precisam de muito estudo e planejamento antes de dar esse passo. A escalabilidade é fundamental, assim como a automação de processos e o uso de tecnologia para facilitar o processo. Existem duas formas principais de viabilizar modelos freemium: soft e hard. A decisão se baseia muito no tipo de produto/serviço e no perfil do público. É importante encontrar o equilíbrio perfeito entre a utilidade do free e as vantagens do premium para que um bom produto ou serviço nesse modelo seja sustentável. O marketing tem um papel fundamental no sucesso do freemium e seu planejamento funciona um pouco diferente de outras formas de monetização mais tradicionais. Empresas que apostam nesse modelo, como o Spotify, iClips, Evernote, Google Drive, OneDrive e iCloud, e jogos eletrônicos como Fortnite e Pokémon Go, têm uma base sólida que faz com que elas ganhem escala e se consolidem no mercado. Em resumo, os modelos freemium são uma estratégia bem aceita pelo mercado e alcançam um sucesso notório. A preparação da empresa para entrar nessa tendência, a escalabilidade, o equilíbrio entre o free e o premium, e o marketing são fundamentais para o sucesso do modelo.

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