A inovação e a diversidade são essenciais para o sucesso das empresas. Não se trata apenas de avanços tecnológicos, mas também da inclusão de grupos minoritários, como mulheres, negros, pessoas LGBTQ+, idosos e PCDs, na equipe. No entanto, a inclusão não pode ser apenas uma estratégia de marketing, mas sim algo real e coerente com a cultura organizacional da empresa. Empresas que valorizam a diversidade são mais inovadoras e criativas, o que reflete em sua lucratividade e vantagem competitiva.
Para aumentar a diversidade e inclusão em sua empresa, é preciso adotar políticas de inclusão desde o recrutamento, respeitar as necessidades e compromissos dos funcionários e ter um grupo de líderes diversificado. É importante também ter um propósito social claro e integrado à visão e missão da empresa.
A cultura organizacional deve ser empoderadora e dar dispositivos para que os colaboradores tenham um alto senso de pertencimento e aprendizagem. Quando os profissionais se sentem valorizados e como parte do negócio, eles são estimulados a dar o melhor de si, o que reflete na performance e permite que todos cresçam em conjunto.
Assim, é fundamental acompanhar esse movimento na sua empresa e garantir que ela seja diversa e inclusiva. Afinal, a diversidade e a inclusão não se restringem ao marketing, mas fazem parte de uma cultura organizacional que deve ser integrada e coerente com o propósito social da empresa.
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Humberto Schvabe
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