Grandes empresas sempre foram acusadas de não dar valor ao cliente final. Isso não é à toa, já que a personalização do atendimento é chave para o sucesso, mas torna-se um grande desafio quando a empresa alcança uma certa escala. No entanto, o uso da tecnologia tem sido capaz de criar experiências cada vez mais personalizadas, mesmo para empresas que se relacionam com multidões. A inteligência artificial tem sido uma ponte para o atendimento pessoal com os clientes.
Não é apenas nas pequenas empresas que o atendimento pessoal e cuidado individualizado são realidade. Um relatório recente do IBGE mostrou que 92,9 milhões de brasileiros estão ocupados com o trabalho e buscam cada vez mais praticidade. Cuidado e atendimento pessoal significam oferecer soluções que o cliente precisa, quando ele precisa e dar suporte rápido e eficaz sempre que algo sair dos planos. Além disso, é vital tratar a pessoa como um ser humano nesse processo todo. Olhando por esta ótica, já fica claro que isso não é nada fora da realidade das grandes empresas. Aliás, é o que muitas buscam entregar aos clientes, mas ainda sem sucesso. Felizmente, tecnologias como a inteligência artificial têm evoluído rapidamente, fazendo dela uma ponte para um relacionamento melhor entre as empresas e seus compradores.
A inteligência artificial pode ser usada de diversas formas para personalizar o atendimento ao cliente em larga escala. O autoatendimento, por exemplo, é uma opção que oferece ao cliente a possibilidade de tirar suas dúvidas e resolver seus problemas de forma rápida e eficiente. Outra opção é o suporte 24/7, que pode ser oferecido através de chatbots, dando ao cliente uma sensação maior de interação humana. Além disso, recomendações automáticas de produtos e conteúdo são outra forma de se aproximar dos clientes com base em inteligência artificial. Os sistemas de análise de dados ajudam a mapear as interações e compras dos clientes e gerar recomendações precisas, exclusivas para eles.
Os clientes buscam experiências personalizadas e isso é essencial para as grandes empresas compreenderem e aplicarem em suas estratégias de negócios. O cliente precisa de uma roupa ou calçado, mas o que é mais importante para ele ao longo da jornada de compra? Não dá para saber o que cada pessoa quer, de forma individual. Mas uma coisa que todos têm em comum é o desejo de experiências personalizadas. Com isso em mente, há diversas formas de envolver os clientes com inteligência artificial, como o atendimento em um canal só, entendimento e previsão das necessidades dos clientes, integrações e plataformas, e experiências imersivas e conexões novas.
O engajamento dos clientes com a marca é uma das métricas mais importantes para acompanhar o quanto as medidas adotadas funcionam. Afinal, é através do engajamento que se pode avaliar a satisfação e lealdade do cliente. Portanto, é essencial que as grandes empresas usem a tecnologia a seu favor para personalizar o atendimento ao cliente, oferecendo soluções que atendam às suas necessidades de forma eficaz e humanizada. A inteligência artificial é uma ponte para um relacionamento melhor entre as empresas e seus compradores, e pode ser a diferença entre uma experiência positiva e uma negativa para o cliente.
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Humberto Schvabe
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