A tecnologia está em constante evolução e já ultrapassa os limites dos nossos computadores e smartphones. Os objetos pessoais, eletrodomésticos, carros e serviços se conectam e isso só é possível graças ao Big Data Marketing. Porém, a segurança digital é uma questão cada vez mais importante. A vulnerabilidade e exposição de informações importantes pode gerar danos imensos, afetando pessoas e negócios. A solução tradicional de inserir senhas já não é mais suficiente. Surge então a tendência passwordless, o mundo sem senha.
A opinião dos especialistas é clara: o futuro é passwordless. Códigos de dígitos são fáceis de adivinhar, hackear ou interceptar, podendo ser alvos de ataques de phishing, preenchimento de credenciais, ataques de força bruta, entre outros. A autenticação biométrica surge como uma alternativa mais segura, utilizando métodos como impressão digital, reconhecimento facial e PIN ou token secreto. As empresas já estão adotando essa tecnologia para garantir mais segurança para os consumidores e para elas mesmas.
Dispositivos que não exigem senhas digitadas e as substituem por métodos mais seguros são um passo em direção ao futuro. Em breve, nossos olhos, dedos e até batimentos cardíacos farão o papel de senha. Empresas como a Microsoft planejam fazer com que os PCs com Windows 10 funcionem sem senhas. Já o Google introduziu no começo desse ano um novo recurso no Android que pode ter implicações enormes para a segurança online.
A identificação biométrica tornou-se parte da vida cotidiana e vai além do digital. No Brasil, a empresa Griaule desenvolveu o Agincourt Baby para evitar trocas de bebês recém-nascidos na maternidade com a tecnologia da identificação por biometria, criando um cadastro biométrico de palmas da mão e face dos bebês. A eliminação total de senhas é mais facilmente alcançada com a adoção de uma abordagem multifatorial utilizando uma combinação de diferentes mecanismos.
A segurança cibernética é um fator importante para as empresas, não só para evitar fraudes, mas também para estar em conformidade com leis de privacidade, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). A lei entrará em vigor em fevereiro de 2020 e será um marco para a segurança digital brasileira, dando autonomia para o consumidor controlar seus dados disponíveis na internet e possibilitando multas para os responsáveis por qualquer dano causado pelo mau uso dessas informações.
Em suma, o futuro é passwordless e a tecnologia está evoluindo para garantir mais segurança para os consumidores e empresas. A identificação biométrica é uma alternativa mais segura e as empresas já estão adotando essa tecnologia para proteger seus dados e estar em conformidade com as leis de privacidade. A LGPD será um marco para a segurança digital brasileira, dando mais controle aos consumidores sobre seus dados pessoais.
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Humberto Schvabe
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