O conceito de direct-to-consumer (DTC) no e-commerce oferece às empresas a possibilidade de se relacionarem com seu público de forma profunda e ampla. Com a internet, o modelo de vendas mudou, permitindo que empresas vendessem seus produtos diretamente para o público, sem a necessidade de um intermediário no varejo. O DTC é uma união completa entre marketing e vendas capaz de fortalecer a marca e aumentar a lucratividade.
As lojas físicas sempre trabalharam com um modelo mais abrangente para ter um alcance maior de público, mas o DTC elimina todos os intermediários e o foco do marketing de venda é 100% no cliente. O DTC permite criar indicadores próprios que trazem informações muito mais relevantes sobre o comportamento do público. Na loja própria, toda a linguagem e a personalidade da empresa transparece da forma como foi visionado pelo time de marketing.
O DTC é uma tendência que pode ajudar e-commerces de grandes empresas, oferecendo mais controle sobre a margem de lucro, preços mais competitivos e programas de fidelização para reter o cliente por mais tempo. Com o DTC, é possível criar uma conexão mais significativa e profunda com os clientes, tornando o produto mais do que uma necessidade, mas um desejo de fazer parte daquela experiência.
Marcas como Apple e Amazon são exemplos de sucesso no DTC, criando uma base fiel aos produtos que tem todo o contato relacionado a ele proveniente de uma única estratégia desenhada para esse fim. O engajamento vem muito de uma noção de fazer parte de uma comunidade, de um evento. Quando um consumidor cria uma conexão emocional com uma marca, ela não se quebra facilmente.
O DTC é uma estratégia que oferece mais força e personalidade para a marca, mais dados relevantes, maior margem de lucros e mais fidelização. Empresas do mundo inteiro estão ganhando espaço no mercado e brand awareness com suas lojas DTC. O DTC é uma grande ideia para empresas que buscam exclusividade e diferencial competitivo no mercado.
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Humberto Schvabe
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