Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui nagazetadobairro
Varejo futuro: Omnicanalidade em destaque.
No futuro do varejo, a personalização de ofertas e preços dinâmicos serão regras fundamentais para o sucesso dos negócios. Essa é a projeção feita por Israel Nacaxe, cofundador da Propz, empresa pioneira na aplicação de Inteligência Artificial para alavancar vendas no varejo físico. A adequação ao novo comportamento de consumo é um ponto primordial para os varejistas, que precisam entender que os consumidores não enxergam mais formatos de lojas, mas marcas. A omnicanalidade é a nova regra do jogo, que se mostra na capacidade de oferecer ao cliente um conjunto de mecanismos que o permita se relacionar com a empresa independentemente do canal de comunicação.
A fidelização de clientes é um desafio constante para os varejistas, que precisam compreender que a personalização da experiência do cliente vai além da jornada tradicional de compra. Segundo Nacaxe, a fidelidade hoje é um engajamento temporário, que se dá por meio da personalização do relacionamento, e é necessário olhar a personalização como fator superior ao momento de decisão de compra. A Propz propõe permitir que grandes varejistas personalizem seu atendimento, ampliando o tempo de engajamento de seus clientes com as marcas ofertadas.
Para isso, a empresa utiliza a coleta e processamento de dados em lojas físicas, captando e analisando transações a partir do CPF do cliente ou do cadastro em programas de fidelidade. A inteligência artificial da Propz aprende o comportamento de consumo e realiza agrupamentos, sugerindo preços para otimizar a margem de lucro e levar mais clientes às lojas. Para cada cliente, são definidos parâmetros de engajamento, frequência média, recência, ticket médio, produtos, categorias e lojas favoritas. São feitos, então, disparos de mensagens únicas com ofertas personalizadas, em diversos canais de comunicação.
Com isso, os varejistas contam com clientes consumindo por mais tempo e gastando mais, aumentando o valor do carrinho, a frequência de consumo e o tempo de permanência do cliente na base da loja. O objetivo principal dos algoritmos desenvolvidos pela Propz é o aumento de Lifetime Value, composição de spending, tempo que o cliente é fiel e tempo de sobrevivência da base.
Porém, é preciso estar atento à privacidade e à proteção de dados, garantindo direitos aos titulares dos dados, como acesso, correção, eliminação, portabilidade e revogação do consentimento. A Propz mantém um profissional dedicado à privacidade de dados e aplica todos os requisitos de segurança à sua plataforma de infraestrutura.
Em resumo, a omnicanalidade é a nova regra do jogo para o varejo, que precisa se adaptar a um novo comportamento de consumo e personalizar a experiência do cliente em qualquer canal de comunicação. A coleta e análise de dados são fundamentais para o sucesso dos negócios, mas é preciso estar atento à privacidade e à proteção de dados. Empresas que ignorarem essa tendência certamente perderão poder competitivo.
Publicado em:
Atualizado em:
Autor:Humberto Schvabe