A nostalgia como tendência de mercado
Sentir-se atordoado com a quantidade de informações e opções à nossa volta é algo comum nos dias de hoje. Quando nos deparamos com tantas escolhas, acabamos dando preferência ao que já conhecemos e nos toca profundamente. A nostalgia, muitas vezes, faz seu papel nesse momento. De acordo com uma pesquisa do Spotify, 70% das pessoas se lembram de marcas que estiveram presentes em momentos especiais de suas vidas, o que comprova que a nostalgia é uma tendência de mercado.
Saudades de um tempo mais simples
Com a grande quantidade de informações que temos acesso atualmente, muitas pessoas sentem vontade de voltar ao tempo em que a vida era mais simples. Nesse sentido, reconectar-se com marcas que já trouxeram boas sensações se torna um caminho seguro. Pessoas nascidas em 1999, por exemplo, possuem uma relação afetiva com o período em que a Era da Informação não era tão onipresente na vida cotidiana. A nostalgia, quando ativada por coisas que amamos, nos leva a lugares confortáveis e nos faz sentir bem.
Sentimentos são poderosos e a nostalgia desperta vários
A ciência da emoção é extremamente poderosa para ações de marketing. A nostalgia, quando não é melancólica e paralisadora, é carregada de uma gama de sentimentos. Essa complexidade, quando ativada por coisas que amamos, nos leva para lugares confortáveis e faz com que nos sintamos bem neles. Além disso, os consumidores confiam muito em outros indivíduos e a nostalgia faz com que o consumidor se volte para marcas com que ele tem mais familiaridade.
Como sua marca pode trabalhar com a nostalgia
Para trabalhar com a nostalgia, é preciso entender que há três pontos principais que cercam essa sensação:
- Tradição: mesmo que criemos algo novo, sempre partimos de um lugar. Por isso, se sua marca tem história, fortaleça esse aspecto. Fazer com que o público se lembre que você exerce um papel no mundo há muito tempo é uma ponte para se conectar com todos aqueles que já se relacionaram contigo alguma vez.
- Reconhecimento: a nostalgia só acontece quando reconhecemos a importância de algo em nosso passado. Por isso, relembre da ligação que seu público teve com você. Busque momentos importantes em sua trajetória para que a confiança que aconteceu no passado seja recobrada e, assim, fortalecida no presente.
- Pertencimento: mesmo que sua marca não esteja no mercado há muitos anos, é possível se humanizar. Procure pontos humanos e sociais de pertencimento com o público para que a aproximação dele com sua marca cresça.
Marcas que já trabalham com nostalgia
Algumas marcas já entenderam que a nostalgia é uma estratégia poderosa para gerar lucro. A Fila, por exemplo, aumentou suas vendas em 205% entre 2016 e 2018 ao trazer de volta sua identidade e conjugar o passado com o presente. A Nintendo também relançou seus consoles NES e SNES, que fizeram parte do crescimento de muitas pessoas, e a Disney angariou mais de 3 bilhões de dólares com os remakes de seus clássicos.
Conclusão
A nostalgia é uma poderosa tendência de mercado que deve ser explorada pelas marcas. Ela permite que o público se conecte emocionalmente com a história da empresa e traz à tona sentimentos que fazem com que nos sintamos bem. Para trabalhar com a nostalgia, é preciso entender os pontos principais que cercam essa sensação. Marcas como Fila, Nintendo e Disney já entenderam o poder da nostalgia e utilizaram essa estratégia para gerar lucro.
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Autor:
Humberto Schvabe
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