Na era da computação clássica, todos os computadores trabalhavam com o sistema binário, em que todas as quantidades são representadas com base em dois números: zero e um. Entretanto, atualmente, já é possível trabalhar com um sistema que usa identidade não binária, mais fluida e superpõe zero e um, criando qubits, que podem ser tanto zeros quanto uns, até serem processados, proporcionando possibilidades infinitas.
Os benefícios que a computação atual proporciona jamais serão suficientes para superar alguns desafios, mas a computação quântica é a responsável por entregar esse novo patamar. Os computadores quânticos alavancam fenômenos da mecânica quântica para manipular informações, dependendo de bits quânticos ou qubits para isso. Gerenciá-los é um grande desafio científico e de engenharia, mas já há diversas instituições aproveitando o seu potencial.
A IBM lançou o Q System One, o primeiro sistema universal de computação quântica integrado projetado para uso científico e comercial, em uma iniciativa pioneira na indústria que tenta trazer computadores quânticos de laboratórios para o mundo real. Jeff Welser, vice-presidente e diretor de laboratório da IBM Research, destacou que os computadores quânticos trabalharão em conjunto com os computadores que utilizamos atualmente.
A computação quântica já desperta diversas previsões a respeito do impacto que causará em nossas vidas, com benefícios como o aumento da segurança de dados, a revolução na produção de medicamentos e o teletransporte de informações de um local a outro sem transmiti-las fisicamente. Na busca pelo desenvolvimento da computação quântica, a IBM permite que qualquer pessoa acesse o Q System One pela nuvem.
Ainda é cedo para apontar como essa tecnologia mudará nossas vidas, mas podemos afirmar que coisas que pareciam futuristas demais já estão próximas de se tornar realidade. E, hoje, a IBM é quem se destaca à frente dessa revolução. Enquanto aguardamos os próximos passos da computação quântica, já podemos mapear como é, hoje, o processo de compras de tecnologia.
A computação quântica é um tema fascinante e promissor, com um potencial enorme para transformar diversos setores da sociedade. À medida que a tecnologia continua a evoluir, podemos esperar grandes avanços que nos ajudarão a resolver os problemas mais complexos do mundo moderno. Com a IBM liderando o caminho, estamos ansiosos para ver quais inovações a computação quântica trará em um futuro próximo.
Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui nagazetadobairro
Publicado em:
Atualizado em:
Autor:
Humberto Schvabe
Humberto Schvabe