A importância da presença online para hotéis Os hotéis não podem mais ignorar a internet como uma ferramenta para obter hóspedes. De acordo com o instituto de pesquisa Euromonitor, as reservas de hotéis no mundo online aumentaram 170% na última década. Com mais demanda por parte dos consumidores, há mais competição para estabelecimentos de hospedagem, o que significa mais investimento. As agências online de viagem são as maiores responsáveis pelos pedidos virtuais de hospedagem, movimentando mais de 264 bilhões de dólares na última década, segundo a Euromonitor. Porém, as OTAs ficam com uma taxa significativa do valor das reservas, entre 13 e 30%, e pode ser preciso investir em publicidade paga para aparecer em posições de destaque. Todavia, os investimentos feitos por hotéis ficam muito distantes do montante gasto pelas OTAs em mídia paga, tornando a competição ainda mais desigual. A competição entre hotéis, OTAs e programas de fidelidade começa antes mesmo do viajante entrar em uma agência online de viagens. Em buscadores como o Google, diversas marcas competem pelas palavras-chaves pesquisadas pelos consumidores e realizam publicidades pagas. Isso inclui os hotéis, as OTAs e programas de fidelidade, como Multiplus e Livelo. Como superar a dependência das OTAs e da mídia paga? A publicidade é uma forma de atrair novos hóspedes, mas há alternativas que não colocam os hotéis em uma disputa de investimento contra OTAs e programas de fidelidade. Para ganhar tráfego e clientes, o primeiro passo é investir em uma navegação atrativa e simples, com preços transparentes. O próximo passo é a construção de confiança na marca, estabelecendo uma estratégia de investimento em longo prazo em comunicação. Uma estratégia de conteúdo robusta e estruturada é a chave para conquistar a confiança dos hóspedes. Comece pela análise de quem é seu público-alvo e definição da “persona”. Compreenda profundamente os viajantes que passam pelo seu estabelecimento, produza conteúdos que se relacionem com suas demandas e use termos que atraiam viajantes. A presença nas redes sociais é uma forma de construir relacionamento com os hóspedes e conquistar sua confiança. Nas postagens, peça avaliações e responda tanto comentários elogiosos quanto críticos dos usuários. Lance promoções que envolvem divulgar seu hotel para outros potenciais viajantes, ajudando a construir uma base de clientes. Além disso, crie benefícios exclusivos para os clientes mais fiéis, em uma espécie de plano próprio de fidelidade. Invista em promoções para incentivar as reservas por meios offline, fugindo das cobranças por buscadores e por OTAs. No site próprio do seu hotel, porém, os preços devem ser os mesmos vistos nas OTAs. Por isso, invista em vantagens não-financeiras para quem fizer reservas direto pelo site, como check-in antecipado ou café da manhã de cortesia. Conclusão Com uma guerra de preços cada vez mais acirrada pelas palavras-chaves em anúncios digitais e taxas proibitivas nas agências online de viagem, olhar para as reais necessidades de seus futuros hóspedes é o caminho para atrair mais pessoas diretamente ao seu hotel. Investir em uma navegação atrativa e simples, construir confiança na marca e produzir conteúdos que se relacionem com as demandas dos hóspedes são estratégias que não colocam os hotéis em uma disputa de investimento contra OTAs e programas de fidelidade.

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