As empresas de seguros têm uma grande oportunidade de estabelecer relações mais próximas com clientes e potenciais clientes, em um mercado que carece de inovações. As estratégias de conteúdo têm sido um grande aliado na busca pelo engajamento. Companhias do mercado de seguros do Brasil e ao redor do mundo têm conduzido estratégias sólidas e com bons resultados.
A seguir, apresentamos 8 companhias do mercado de seguros com estratégias de conteúdo a serem acompanhadas!
Youse – “União perfeita do online e offline”
A Youse é uma seguradora 100% online. A empresa construiu sua marca com base no novo jeito de consumir e usou as mídias offline para atingir sua persona em massa e transmitir seu propósito. Em seu blog, a Youse desenvolve conteúdos relevantes para pessoas que conheceram a marca via televisão ou outra mídia de massa. O aplicativo para celulares “Youse Trips” oferece conteúdo sobre uma boa conduta no trânsito e ainda dá prêmios para os melhores motoristas.
Lemonade – “Criando um vínculo emocional com os consumidores”
A Lemonade é uma companhia de seguros online que oferece seguro de locatários e proprietários de baixo custo. A empresa apostou no conteúdo transparente e divertido para atrair novos clientes e deu certo. A companhia tem uma série de blogs chamada ‘Lemonade Transparency Review’, que aborda, abertamente, sobre o desempenho do negócio, os pontos em que estão melhorando e os objetivos que não atingiram.
Porto Seguro – “Um propósito claro para atração de clientes”
A gigante Porto Seguro desenvolveu um aplicativo para dispositivos móveis que dá dicas de gentileza no trânsito e também dá pontos para motoristas que são mais gentis. Os motoristas com maiores pontuações ganham descontos no serviço da Porto Seguro e, com isso, a empresa consegue unir propósito e atração de clientes.
RAC – “Fortalecimento de marca e uso de ferramentas para geração de leads”
A RAC, empresa de seguro automóvel do Reino Unido, está aproveitando ao máximo o marketing de conteúdo e ferramentas para os usuários. É produzido conteúdo genuinamente útil e perfeitamente adaptado ao seu público-alvo. Além disso, a RAC criou um fórum de comunidade sobre carros com 24.000 membros e mais de 115.000 posts.
Minuto Seguros – “Blog com conteúdos perenes, sempre relevantes para SEO!”
A Minuto Seguros é a maior corretora de seguro auto do país e a maior do segmento online. A Minuto optou por uma estratégia forte de conteúdo em seu blog corporativo, em que os temas são diversos e atacam diretamente a dor da persona. Essa estratégia está rendendo excelentes frutos para a empresa, que conquistou impressionantes 30.000 palavras-chave no Google.
State Farm – “Mindset de produtora de conteúdo”
A State Farm alterou o mindset para uma produtora de conteúdo. E, a partir disso, surgiu o Simple-insights. O blog da State Farm é alimentado quase que diariamente, oferecendo dicas diversas de como cuidar da sua família e qual seguro escolher.
Murray Group – “Usando vários canais para atração de clientes”
O Murray Group Insurance & Financial Services é a agência de seguradora independente dos EUA. A empresa valoriza o poder de conteúdo, que hoje é o principal para atração de tráfego e clientes. A empresa criou uma campanha muito interessante. Eles coletaram 100 das perguntas mais comuns sobre seguros e desenvolveram 100 vídeos, 1 vídeo por dia no canal da empresa.
Oscar – “Engajamento via blog e social”
A Oscar chega aos consumidores com um blog chamado Oi Oscar RX, que apresenta postagens curtas e informativas. A empresa trabalha fortemente nas redes sociais, com um Instagram muito ativo, engajando os consumidores com sua identidade divertida e chamativa.
Alper Seguros – “Geração de conteúdo de alta qualidade e materiais ricos para alcançar o mercado B2B”
A Alper é um corretora de seguros brasileira que já é considerada uma das maiores do país e a única listada na bolsa de valores. A empresa viu a oportunidade de trabalhar com seguros e começou sua estratégia de marketing de conteúdo recentemente, mas que já está apresentando ótimos resultados. O Blog da Alper já conta com inúmeros conteúdos produzidos estrategicamente voltados para a persona desenvolvida, que nesse caso é B2B.
As empresas de seguros citadas se destacam em meio a um mercado com pouco engajamento e aproximação entre marca e consumidor. A partir do momento em que se posicionam digitalmente de forma estratégica, as companhias alimentam uma relação de proximidade com seu público, ampliando a possibilidade de conversão em vendas. As empresas que saírem à frente da concorrência terão a possibilidade de desfrutar da oportunidade de diferenciação que esse mercado oferece. É preciso criar um conteúdo que crie engajamento para possíveis compradores.
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Autor:
Humberto Schvabe
Humberto Schvabe